Blog do Jorge Nicola: Vice administrativo abandona Juvenal e inicia debandada na diretoria são-paulina

26 de junho de 2013

Vice administrativo abandona Juvenal e inicia debandada na diretoria são-paulina

Haddad (centro) estava com Juvenal há sete anos
O castelo de Juvenal Juvêncio no Morumbi está desabando. Ontem, o vice-presidente administrativo do São Paulo, Ricardo Haddad, anunciou seu desligamento dos cargos. (Publico a carta que ele enviou aos conselheiros no fim do post).

Haddad, que estava com Juvenal há sete anos, está se aliando a Marco Aurélio Cunha, candidato da oposição para a presidência do Tricolor, em abril do ano que vem.

Nos próximos dias, há a promessa de uma debandada de outros diretores e dirigentes com cargo de confiança na gestão Juvenal. Em sua mensagem de despedida, Haddad chega a citar o Corinthians. "Não podemos admitir que sejamos superados pelo rival da capital que, há cinco anos, jogava a Série B do Brasileiro."

Haddad ainda lamenta o atual momento do Tricolor, que só venceu um torneio (a Sul-Americana) desde 2008. "O nosso São Paulo sempre foi um clube de vanguarda, esteve sempre, ao menos, um passo a frente dos rivais. Entretanto, isso mudou nos últimos anos. Fomos ultrapassados. Não somos mais a referência no cenário nacional. O São Paulo Futebol Clube, querido de todos nós, estagnou."

Na semana passada, Marco Aurélio chegou a reunir 120 conselheiros e sócios do Tricolor para iniciar sua campanha presidencial, pedindo por um futuro diferente. O discurso de Haddad é parecido. "Esse cenário clama por mudanças. Uma mudança na direção é mais do que necessária. O futebol e o mercado esportivo mudaram radicalmente nos últimos anos e o nosso clube não conseguiu se adaptar a essa nova realidade."

LEIA O E-MAIL DE RICARDO HADDAD AOS CONSELHEIROS NA ÍNTEGRA

Prezado Conselheiro, 
  
Venho por meio dessa, comunicar o meu desligamento do cargo de Vice-Presidente Administrativo do nosso São Paulo Futebol Clube.

Foram 7 anos de compromisso total e irrestrito com o São Paulo Futebol Clube e com o presidente Juvenal Juvêncio. Apoiei, inclusive, o terceiro mandato, pela lealdade, pelo respeito, pela amizade com o presidente e acima de tudo por acreditar na administração, que havia conquistado diversos títulos.

O nosso São Paulo sempre foi um clube de vanguarda, esteve sempre, ao menos, um passo a frente dos rivais. Entretanto, isso mudou nos últimos anos. Fomos ultrapassados. Não somos mais a referência no cenário nacional. O São Paulo Futebol Clube, querido de todos nós, estagnou.

Isso tem reflexo no campo. Enquanto não houver mudanças, os resultados serão apenas satisfatórios, o que é muito pouco para uma equipe da grandeza do SPFC.

Esse cenário clama por mudanças. Não podemos admitir que sejamos superados pelo rival da capital, que há 5 anos jogava a série B do campeonato brasileiro. O clube necessita de novas ideias, necessita retomar o rumo. Uma mudança na direção é mais do que necessária. O futebol e o mercado esportivo mudaram radicalmente nos últimos anos e o nosso clube não conseguiu se adaptar a essa nova realidade.

Há rumores de que a presidência deseja uma chapa única na próxima assembleia geral, em 2014. Nada pode ferir mais o processo democrático, do que a falta de opções. Temos a obrigação de oferecer uma opção aos associados. No momento em que a população brasileira fortalece o espírito democrático, indo às ruas e manifestando seu descontentamento, seria um enorme retrocesso efetuar uma eleição com chapa única. 

Sou favorável a uma segunda chapa dissidente da situação.

Por todas essas razões, não posso continuar no cargo por questões éticas e morais, assim, desligo-me da função que desempenhei com muito orgulho e dedicação tendo a certeza de que fiz o melhor e que pude contribuir para agigantar o nosso SPFC. 

Agradeço a todos que me apoiaram durante os 7 anos que estive no cargo.

Cordialmente,

Ricardo Haddad
Conselheiro Vitalício

9 comentários:

  1. Mas Marco Aurelio Cunha é Oposição a Juvenal ?

    ResponderExcluir
  2. MAC vai trazer o rumo certo ao TriHexa. DE VOLTA AO FUTURO!!

    ResponderExcluir
  3. Saiu UM conselheiro VP e é debandada, o "castelo está desabando"? =/ Não deveria esperar para ver se realmente se confirma a "promessa de debandada" antes de usar isso como título? Ou a ideia é ser sensacionalista mesmo? Ver se o "chute" cola para depois poder twittar que foi o primeiro a noticiar? Que decepção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espere e veras! Tem três diretores prontos para sair. E o grupo do Juvenal rachou de vez.
      abraços

      Excluir
    2. Fala, Nicola! Mas eu não estou duvidando que aconteça. Só decepcionado com a diferença entre o título da notícia, que já declara debandada, e o conteúdo, que trata de suposições e apenas uma saída real. Acho que tem muita gente insatisfeita no SPFC sim, e tomara que saia mesmo, criando propostas fortes, e substituam o Juvenal à altura do que ele já foi. MAS, por hoje, a real notícia é que um VP saiu... Abs

      Excluir
  4. Que notícia maravilhosa! MAC 2014!! De volta ao futuro!! MAC MAC MAC!!!!

    ResponderExcluir
  5. c todo mundo mudar de lado, qual mudança haverá!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.