Blog do Jorge Nicola: Concentração da Era Pelé está em ruínas

20 de agosto de 2013

Concentração da Era Pelé está em ruínas

Pelé na Chácara Nicolau Moran
Os santistas mais antigos certamente já ouviram falar da Chácara Nicolau Moran. Era no espaço de 60 mil metros quadrados, à margem do quilômetro 34 da Rodovia Anchieta, onde Pelé, Coutinho, Pepe & Cia. se concentravam, na década de 1960.

Apesar do passado sagrado, a chácara está completamente abandonada. Muitas das paredes da casa que já hospedou o maior time de futebol do país estão ruindo, por causa das raízes de árvores vizinhas.

Os objetos também foram todos saqueados. Já o gramado se transformou em um matagal com mais de 1,80 metro. “Nós ficamos horrorizados com o que vimos”, revela o conselheiro santista Orlando Rollo.

Pior: o Santos quase vendeu esse patrimônio histórico por R$ 800 mil. Porém, uma comissão de alvinegros vetou a transação, por considerá-la prejudicial ao clube.

Em 2009, o Peixe firmou convênio com o São Bernardo Futebol Clube, cedendo o espaço por cinco anos. O time do ABC, no entanto, abandonou o local e já tentou algumas vezes rescindir o contrato de aluguel.

À procura
Um grupo de santistas tenta convencer a diretoria a desistir da busca por um terreno na cidade para construir o CT das categorias de base. O mais óbvio, para eles, é fazer esse CT na Chácara Nicolau Moran.

Mais opções
Além do CT da base, outras sugestões dos cartolas para a chácara são transformá-la em um hotel fazenda para os sócios ou em uma concentração para o time profissional.

3 comentários:

  1. Boas Nicola.
    Gostaria de saber o por quê a União Federal não ajuizou ação para retomada do terreno onde está localizado o CT do santos na cidade de Santos, ao lado da Santa Casa?
    Pergunto porque todos os terrenos cedido pela União aos times de futebol da cidade e outros clubes foram objeto de retomada judicial.
    O terreno onde está o CT era o poliesportivo Chico Guimarães, local onde a coletividade santista, podia praticar esporte amador, futebol, corrida etc.
    Em uma manobra do antigo presidente Marcelo Teixeira, e com anuência da prefeitura municipal, o terreno foi cedido ao time do santos sem ônus algum!!
    Como a União cede para clube privado terreno público sem receber aluguel???
    Em um lugar valorizado!
    Ninguém fala nada sobre isso.
    Em um país sério, os funcionários responsáveis pelo fato, seriam exonerados a bem do serviço público.

    ResponderExcluir
  2. Para terminar o comentário acima, e justificando o comentário em cima do seu post, fica claro que o santos fc não vai se interessar em um local que pertence a eles, e que vão precisar investir dinheiro em algo que é mal localizado e que não tem funcionalidade para o time de futebol.
    Quanto a fazer um local para os sócios, só se abrirem para sócio torcedores, pois os que pertencem aos quadros normais do clube são muito poucos.
    O clube social do santos é pequeno sem estrutura e sem corpo pagante.
    Agradeço, abraços.

    Cado Tricolor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação, Cado
      seu raciocínio faz todo sentido
      abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.