Blog do Jorge Nicola: Grandes paulistas querem tirar PM dos estádios

11 de agosto de 2013

Grandes paulistas querem tirar PM dos estádios

Policial filma ação dos torcedores no jogo do Palmeiras
Preocupados em aumentar o público em seus jogos como mandantes, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo estudam a possibilidade de abrir mão da ajuda da Polícia Militar na segurança interna de seus duelos quando atuarem dentro do estado de São Paulo.

A ideia surgiu na última reunião do G4 Aliança Paulista, como é conhecido o grupo que representa os quatro grandes. "A gente está buscando alternativas para realmente transformar o futebol em um espetáculo", explica José Carlos Peres, diretor executivo da entidade.

"Está muito claro para todos os presidentes que a presença dos PMs costuma assustar. Ninguém vai em uma peça de teatro ou no cinema e se depara com um policial militar de capacete, farda e cacetete", avalia Peres.

"Estamos estudando a ideia de contar com seguranças privados, que estarão de terno, gravata e crachá de identificação", acrescenta o dirigente.

Além de excluir os PMs, os grandes de São Paulo devem começar a colocar em prática, a partir do Paulistão de 2014, outras ações, como sorteios de carros, liquidação de ingressos... “Também se aventou a possibilidade de cada clube criar uma rede própria de voluntários, que vão ajudar na chegada e saída do público”, conclui Peres.

Firme e forte
Se desapareceu do dia a dia político do Corinthians, o vice-presidente alvinegro Luis Paulo Rosenberg é figura ativa nas reuniões do G4. Ele tem trabalhado para levar o futebol brasileiro até a China.

Impasse chinês
A intenção de Rosenberg é que os times da Primeira Divisão chinesa adotem nomes e camisas dos clubes brasileiros, a fim de popularizar o esporte. Porém, há um empecilho: o governo chinês não aceita jogos com mais de 30 mil pessoas.