Blog do Jorge Nicola: Lusa volta a uma competição internacional após 16 anos

19 de julho de 2013

Lusa volta a uma competição internacional após 16 anos

As classificações de Flamengo e Cruzeiro às oitavas de final da Copa do Brasil, conquistadas na quarta-feira, garantiram à Portuguesa um lugar na Copa Sul-Americana deste ano - vale lembrar que os clubes que disputam as oitavas da Copa do Brasil ficam fora do torneio da Conmebol.

Desta maneira, a Lusa volta a participar de uma competição internacional após 16 anos. A última havia ocorrido em 1997, na Copa Conmebol. No entanto, a alegria do torcedor luso durou pouco, já que o time vice-campeão brasileiro no ano anterior caiu logo na primeira fase da Conmebol, diante do Atlético-MG.

Agora, a Portuguesa enfrenta Criciúma ou Bahia - levando em conta que Botafogo e Santos vão confirmar seus favoritismos e se classificarão para a próxima fase da Copa do Brasil, diante de Figueirense e Crac, respectivamente.

A definição do adversário da Lusa depende da Ponte Preta, que ainda está na Copa do Brasil. Se a Macaca passar pelo Nacional-AM e chegar às oitavas de final, o rival será o Criciúma. Caso contrário, a disputa ocorrerá contra o Bahia.

Observação importante: a Ponte perdeu a partida de ida, em casa, por 1 a 0, jogando com os reservas. E há muita gente em Campinas que defende a eliminação na Copa do Brasil, exatamente para a Ponte ter a chance de jogar a Sul-Americana, contra adversários teoricamente mais fáceis.

Feito inédito
Se passar pela primeira eliminatória, seja contra Bahia ou Criciúma, o atual time da Portuguesa chegará à fase internacional da Sul-Americana e entrará para a história. Isso porque a Lusa nunca jogou contra times estrangeiros em competições oficiais.

Abaixo, dados da última participação da Portuguesa em um torneio internacional, a Conmebol de 1997, retirada do Almanaque da Lusa, feito pelo Rafael Ribeiro.

Portuguesa 1 x 4 Atlético-MG
Data: 03/09/1997
Local: Canindé (SP)
Gols: Emerson (Portuguesa); Jorginho e Valdir (3) (Atlético-MG)
Público: 2.972 pagantes
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Auxiliares: Paulo Alves e Jorge Oliveira


2 comentários:

  1. Jorge, se Botafogo ou Santos (ou ambos) não se classificarem, a Lusa pode jogar o mata mata nacional da Sul Americana contra Coritiba ou Santos. Acho que ambos se classificam, ms a Ponte entrega o jogo (como ja fez na ida) e vamos pegar o Bahia. Mas com Pimenta e Rogerio na lateral esquerda não vai adiantar nada...
    Só um comentário nada a ver. Depois da goleada de sábado, esperava a anta tirar ou mudar pelo menos o Mateus e Rogerio. Acho que esse cidadão consegue ser mais teimoso que Felipão e Murici juntos....Até quando vai continuar esse ser ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! As projeções valem levando em conta as classificações de Botafogo e Santos.
      Quanto ao Pimenta, ele certamente tem costas muito quentes no Canindé. Só assim para se manter no cargo com uma única vitória em todo o Brasileiro.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.