Blog do Jorge Nicola: Briga política no Santos chega à Fifa

9 de julho de 2013

Briga política no Santos chega à Fifa

*atualizado às 12h35

A vaga brasileira no Comitê Organizador do Mundial de Clubes da Fifa está causando polêmica na Vila Belmiro.... e na CBF. O lugar é de Luis Alvaro Ribeiro desde 2012, porém o presidente santista decidiu renunciar, por problemas de saúde.

Sua intenção era indicar Orlando Rollo, conselheiro santista e vice-presidente da Federação Paulista. A validação do nome dependeria do presidente da CBF, José Maria Marin, ou do vice, Marco Polo del Nero. 

Del Nero concordou, mas Marin é muito amigo de Marcelo Teixeira, que já foi membro do Comitê Organizador do Mundial de Clubes e está fazendo todo o barulho possível nos bastidores para recuperar seu posto.

Luis Alvaro é absolutamente contra, já que daria para seu principal rival político um cargo importante no cenário mundial. 

Orlando Rollo, por sua vez, defende a permanência do presidente santista no cargo. Uma reunião entre Marin e Marco Polo nos próximos dias deve pôr um ponto-final à disputa santista.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira entrou em contato na terça-feira com o blog para dizer que não tem interesse no cargo, apesar de a própria CBF confirmar as conversas entre o ex-presidente e José Maria Marin para tratar de um retorno.

Já nesta quarta, o ex-presidente santista enviou e-mail com os seguintes esclarecimentos:
1) Assumi como membro efetivo do Comitê do Mundial de Clubes na FIFA em 2007 permanecendo até 2011, desenvolvendo diversos trabalhos de grande relevância para o esporte mundial e cumprindo muito bem a função como representante brasileiro na entidade;
2) Durante o meu mandato na FIFA participei de decisões inovadoras para incentivo ao esporte e propus mudanças no intuito de atingir melhores resultados sociais em países em desenvolvimento, como por exemplo a alternância de cidades sedes a cada dois anos para a realização do Mundial de Clubes, as duas edições do Mundial em Dubai, nos Emirados Árabes, no Japão, este ano em Marrocos, assim como a criação da Taça Libertadores da América de Futebol Feminino, que neste ano segue para sua quinta edição;
3) Ao cumprir meu mandato, consegui fazer meu sucessor, indicando o presidente Luis Álvaro, como membro da FIFA na mesma cadeira, em concordância com o Presidente da CBF da época, referendado pelo presidente da FIFA;
4) Desconhecia o fato da renúncia do atual membro do Comitê, apesar de ficar honrado com a lembrança de meu nome, de possuir laços de afinidade e respeito com os atuais presidentes da CBF e FPF, não tenho nenhuma pretensão e não mantenho contatos com o presidente da FIFA com o intuito de retornar a tão importante função.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.