Blog do Jorge Nicola: Candinho: 'cansei de segurar a bucha sozinho'

2 de agosto de 2013

Candinho: 'cansei de segurar a bucha sozinho'

Candinho foi demitido ou pediu demissão do cargo de gerente de futebol da Portuguesa? No Canindé, garantem que ele acabou dispensado por causa dos maus resultados. Já o ex-homem-forte do futebol rubro-verde jura ter pedido para sair. Nesta entrevista exclusiva, ele fala das dificuldades da Lusa, sobre o futuro do clube e avalia seu trabalho que durou pouco mais de um ano.

Você pediu para sair ou foi demitido?
Eu já havia dito ao presidente (Manuel da Lupa) que estava pensando em sair há bastante tempo. Aí, quando mandaram embora o Edson Pimenta, decidi que também sairia.

Por que resolveu deixar o Canindé?
Eu me cansei de segurar a bucha sozinho. Todo mundo sabe que não tem diretor na Portuguesa, então tudo sobrava para mim.

A Portuguesa venceu só um jogo no Brasileiro. Como avalia seu trabalho?
Tenho a consciência tranquila e sei que fiz a minha parte. Só para lembrar: eu assumi pouco depois de a Portuguesa cair para a Série A-2, no ano passado. E, desde então, o time se manteve na Série A do Brasileiro em 2012 e subiu para a elite do futebol paulista em 2013.

Mas e por que o time está tão mal no Brasileiro?
A situação financeira da Portuguesa é complicada. Não se pode contratar jogador caro e temos que nos contentar com times normais. É só comparar a condição dos outros e a da Portuguesa. Até o Náutico está melhor, porque consegue renda de R$ 500 mil por jogo, enquanto as do Canindé não passavam de R$ 30 mil.

A Portuguesa vai cair?
Tenho certeza que não. A Portuguesa tem exatamente a mesma pontuação que tinha após a 10ª rodada do ano passado. Agora as coisas vão melhorar, já que vários jogadores chegaram, como Gilberto, o centroavante do Londrina (Neilson), o volante Bruno...

É verdade que você não recebe salário há quatro meses?
É mentira. Minha situação era exatamente igual a dos outros jogadores. A gente costumava receber o salário de um mês sempre no final do mês seguinte, porque é quando o dinheiro da Globo (da cota de TV) cai.

E o que vai fazer da vida agora?
Vou voltar para casa e descansar. Eu já me aposentei como treinador há quatro anos. Também não queria mais ser gerente de futebol e só topei assumir a Portuguesa por causa dos pedidos dos meus amigos do Canindé.