O Corinthians estreou hoje mais um terceiro uniforme - desta vez todo azul, em homenagem à seleção brasileira de 1965. Apesar de contestados pelas torcidas uniformizadas do Timão, os modelos são sempre sinônimo de sucesso nas lojas.
Contando com o azul, já são seis camisas alternativas. E as cinco anteriores têm algo em comum: todas terminaram seus anos como as mais procuradas no mercado, superando os modelos um e dois.
"A terceira camisa é sempre a mais vendida", confirma Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians. "O modelo lançado em 2010, no ano do centenário, é até hoje o mais vendido da história do clube", acrescenta o dirigente.
Além de aumentar as vendas e aumentar a fonte de receita, a terceira camisa tem o objetivo de ajudar o Timão a divulgar sua marca no exterior. O marketing do clube tem convicção de que as presenças de Pato e Zizao serão fundamentais para alavancar o uniforme azul pelo mundo.
Abaixo, você confere os cinco modelos lançados como terceiros uniformes do Timão:
2008
Em 30 de janeiro de 2008, o Corinthians lançou pela primeira vez sua terceira camisa, toda roxa, sob o slogan de que "só o corintiano é roxo" pelo time. As vendas foram excelentes e era comum ver o Pacaembu pintado de roxo. Porém, a Gaviões da Fiel, entre outras organizadas, pressionaram o presidente Andrés Sanchez a não utilizá-la em jogos oficiais.
2009
A camisa roxa ganhou preto em 2009. E o terceiro modelo corintiano ficou listrado na vertical, bastante parecido por exemplo à camisa utilizada pela Inter de Milão. Nas lojas, o sucesso prosseguiu. Nas arquibancadas, por parte das organizadas, os protestos também continuaram. A alegação era de que o Corinthians é preto e branco. Qualquer outra cor desvirtuava a verdadeira história alvinegra.
2010
No ano co centenário alvinegro, a terceira camisa virou preta, com uma cruz em roxo no peito. De acordo com o departamento de marketing corintiano, este é até hoje o modelo mais vendido da história do Corinthians. É bem verdade que as vendas foram impulsionadas pelas várias ações de marketing realizadas ao longo da temporada, e pela presença de Ronaldo nos campos.
2011
O Corinthians inovou na camisa de 2011 e criou um uniforme grená, em homenagem ao Torino, primeiro clube do exterior que o Timão enfrentou ao longo de sua história. A camisa ainda conta com a imagem de São Jorge, padroeiro alvinegro. O site inglês Subside Sports elegeu o uniforme grená como o mais bonito do mundo na oportunidade.
2012
O modelo de 2012 foi cinza e resolveu homenagear a arquitetura de São Paulo. É possível até ver o formato do estado paulista nos dois tons de cinza. A diretoria preferiu guardar o uniforme apenas para os jogos menos importantes do Brasileiro - na Libertadores, o Timão só atuou com as camisas tradicionais, temendo que um mau resultado colocasse em risco o futuro do terceiro uniforme.