Blog do Jorge Nicola: outubro 2013

31 de outubro de 2013

Coluna desta sexta-feira

Para ampliar a página e conseguir visualizar melhor a coluna, clique aqui.

Paulo Nobre em alta com o presidente da CBF

Paulo Nobre assumiu a presidência em janeiro
* atualizado às 16h54

Em seu primeiro ano como presidente do Palmeiras, Paulo Nobre tem demonstrado uma faceta: a facilidade para se relacionar com os demais. E ontem ele ficou evidente que o dirigente já ganhou a confiança e a amizade do presidente da CBF, José Maria Marin.

Os dois se encontraram durante o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2014. Paulo Nobre foi convidado a se sentar ao lado de Marin e a dupla conversou longamente, com direito a várias risadas. Já os demais presidentes ficaram à distância, apenas observando.

A aproximação se tornou mais fácil graças a Marco Polo Del Nero, fiel escudeiro de Marin e eleitor de Paulo Nobre. O presidente da Federação Paulista, inclusive, se manteve próximo de ambos ontem.

O palmeirense começou a mostrar sua vocação para fazer política dentro do próprio Palestra Itália. Ele conseguiu unir situação e oposição, diminuindo consideravelmente o vazamento de notícias e as brigas internas.

Até Mustafá Contursi, sempre do contra e líder de um dos maiores grupos de conselheiros do Verdão, tem votado a favor de Paulo Nobre no Conselho de Orientação e Fiscalização. É bem verdade que o ex-presidente já avisou que vai começar a cobrar uma melhora financeira a partir de janeiro.

* Integrantes do grupo UVB (União Verde e Branca) entraram em contato com o blog hoje para afirmar que não há uma composição entre situação e oposição. Liderada por Wlademir Pescarmona, a UVB garante fazer uma oposição leal ao presidente e entende que existem pontos a serem melhorados em sua administração.


Lusa teme perder Bruno Henrique para o Corinthians

A Portuguesa está preocupada com a possibilidade de ficar sem Bruno Henrique para 2014. O motivo: o volante tem sido sondado por diversos clubes. Entre eles o Corinthians, de acordo com a diretoria rubro-verde.

Bruno Henrique desembarcou no Canindé na metade do ano, emprestado pelo Londrina. O problema é que a Lusa não estipulou valor para contratá-lo em definitivo e a concorrência só encarece o jogador.

Bruno Henrique disputa bola com Dedé em jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão
Para completar, o empresário Juan Figer tem participação nos direitos federativos de Bruno Henrique. "Ele é bem relacionado com uma série de clubes, então, imaginamos que vai ser difícil segurar o Bruno, realmente", admite o vice-presidente, Roberto dos Santos.

Segundo volante, ele é titular absoluto da Portuguesa desde que foi contratado e substitui com qualidade Guilherme, vendido para o próprio Corinthians.

Bruno Henrique foi indicado pelo então gerente de futebol rubro-verde Candinho e chegou junto com Neilson, atacante que também pertencia ao Londrina, mas que não vingou.

Números de Bruno Henrique no Brasileirão:
  • 23 jogos
  • 3 gols
  • 23 finalizações
  • 34 roubadas de bola
  • 58 faltas cometidas
  • 4 cartões amarelos
  • 0 cartão vermelho

Grandes paulistas tomam rasteira dos pequenos

Os representantes de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos saíram contrariados do sorteio que definiu os grupos do Paulistão de 2014. Não pelos adversários que terão de enfrentar na primeira fase, mas pela derrota que sofreram nos bastidores, minutos antes do evento.

É que o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, colocou em votação o critério a ser usado em caso de empate nas fases decisivas do torneio. Os grandes se apressaram em exigir que valesse a melhor campanha ao longo do Paulistão. O Mogi Mirim também apoiou a ideia.

Sorteio do Paulistão contou com a presidente de representantes dos 20 clubes 
Mas houve controvérsia e Marco Polo achou melhor promover uma votação. Todos os outros 15 integrantes do campeonato, incluindo a Portuguesa, optaram pelas penalidades. Assim, caso exista empate no tempo normal pelas quartas de final, semifinal e final, haverá pênaltis.

“É uma grande injustiça, já que uma equipe com desempenho muito melhor em 15 jogos pode ser eliminada por causa de uma má atuação em 90 minutos”, reclamou o vice-presidente corintiano Elie Werdo. 

Reajustado 
A FPF aumentou em 20% a cota paga aos times que participarão no Paulistão em 2014. Assim, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos passam a receber R$ 12 milhões, cada, enquanto os demais ficam com R$ 2,5 milhões.

Como? 
Apresentadora da FPF, Carolina Galan chamou o Verdão de Associação Esportiva Palmeiras durante o sorteio dos grupos do Paulistão.

Matando a gramática 
No mesmo sorteio, os papéis que continham os nomes de Portuguesa e Ponte Preta apresentavam a palavra “associação” escrita de maneira errada.

30 de outubro de 2013

Coluna desta quinta-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Aidar tenta garantir popularidade com sócios tricolores

Carlos Miguel Aidar resolveu entrar de cabeça na campanha para presidente do São Paulo. O indicado de Juvenal Juvêncio passou o domingo na sede social do Tricolor, no Morumbi, conversando com os associados.

Aidar esteve acompanhado de Julio Casares, vice-presidente de Comunicação e Marketing do São Paulo e conselheiro mais votado da história do clube. Antes, já havia desembarcado com o time em um jogo no Morumbi.

Carlos Miguel Aidar tem dedicado boa parte de sua agenda à campanha para a presidência tricolor
A candidatura de Aidar se fortaleceu há dias, depois que Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, recuou de sua intenção de concorrer à presidência e aderiu à campanha. Estima-se que o grupo de Leco conte com pelo menos 40 conselheiros.

Aidar foi presidente do Tricolor entre 1984 e 88. Também ajudou a fundar o Clube dos 13 e atuou como diretor são-paulino. Nos últimos anos, apesar de afastado politicamente, prestava serviços com seu escritório de direito.

Ele terá como adversário na eleição em abril de 2014 o ex-diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla. Marco Aurélio Cunha, Ricardo Haddad e Dorival Decoussau, que já estiveram com Juvenal, deixaram a situação e apoiam o opositor.

Coluna desta quarta-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Paulistão vai ter fórmula maluca em 2014

A Federação Paulista de Futebol anunciará nesta quarta as novidades do Paulistão de 2014. E a principal alteração está na fórmula de disputa, com a volta dos grupos. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos encabeçarão as quatro chaves, que contarão com cinco integrantes cada.

Na primeira fase, os times jogam 15 vezes, contra os adversários dos outros três grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave seguem no torneio e se enfrentam nas quartas, em jogo único, na casa do dono da melhor campanha — que ainda terá a vantagem de atuar pelo empate.

Na sequência, ocorrem as semifinais, outra vez em partida única, e as finais, com ida e volta. Já os rebaixados serão aqueles que somarem menos pontos ao final da primeira fase, independentemente do grupo.

O sorteio das chaves está marcado para começar às 12h45, na sede da Federação Paulista. A Lusa, que veio da Série A-2, estará no último pote do sorteio, ao lado dos outros que ascenderam em 2013. 

Antecipação... 
O regulamento do Paulistão já está definido porque o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, fez duas reuniões na semana passada com os representantes dos 20 clubes.

...e receita 
O encontro desta quarta na FPF vai servir apenas para definir os valores das cotas a que os clubes terão direito em 2014, além do sorteio das chaves.

29 de outubro de 2013

Portuguesa vai ter candidato único à presidência

Ilídio será o único a concorrer à presidência
Terminou há instantes a reunião no Canindé entre situação e oposição. O encontro serviu para definir que a Lusa terá um único candidato na eleição para a presidência, em dezembro. Ilídio Lico, que concorreria pela oposição, será o principal nome da chapa.

Ele terá Roberto dos Santos como vice-presidente - o dirigente sairia como candidato da situação. O acordo foi amarrado entre os principais cardeais do clube e mostra uma unidade absolutamente incomum na Portuguesa.

Também ficou acertado que Manuel da Lupa vai continuar com cargo no Canindé. O atual mandatário ocupará a presidência do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização).

Resta um único "sim" para o acordo se tornar oficial. O filho do ex-presidente Osvaldo Teixeira Duarte, que não pôde participar da reunião, será consultado nesta quarta-feira para dar seu aval.

Durante o encontro, decidiu-se ainda pela criação de um colegiado, com no mínimo quatro pessoas, para comandar o futebol. Os integrantes sairão da situação e da oposição e tomarão todas as decisões ligadas ao time.

Cartolas da Lusa fazem reunião para definir candidato

Ilídio Lico é o candidato da oposição 
Um encontro nesta noite pode definir a escolha de um candidato único para a eleição presidencial da Portuguesa, marcada para dezembro. A reunião está marcada para o Canindé e reunirá situação e oposição.

A ideia de ter uma chapa só partiu da situação, preocupada com a força da candidatura de Ilídio Lico, que já foi vice-presidente e tem o respaldo de algumas dezenas de conselheiros para sair pela oposição.

Se não houver acordo, a tendência é de que Ilídio Lico tenha Roberto dos Santos como adversário nas urnas. Roberto é o atual vice-presidente de futebol e nome escolhido por Manuel da Lupa para sucedê-lo.

O grande "senão" para o candidato único é definir quem encabeçará a chapa. A oposição não abre mão de Ilídio. Já a situação entende que alguns nomes que cercam Ilídio não podem compor o grupo.

São Paulo quer renovar contrato de Muricy até 2015

Muricy tem contrato até dezembro
Quando se sentar com Muricy Ramalho para tratar da renovação de contrato, o São Paulo vai tentar convencê-lo a assinar um acordo até dezembro de 2015. O vínculo atual termina no final deste ano.

O presidente Juvenal Juvêncio e sua diretoria estão convencidos da importância de Muricy na virada do time. Até o vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, antigo desafeto do técnico, se rendeu ao trabalho. “Ele está indo muito bem.”

Há a convicção no Morumbi de que Muricy vai renovar. Nem seu agente, Márcio Rivellino, duvida. “O Muricy está muito feliz no São Paulo e imagino que não vai existir dificuldade para o acerto”, avalia.

A negociação deve ficar para a próxima semana. “O foco agora está dividido entre Brasileiro e Sul-Americana. Nem tem motivo para pressa, até porque não existe o risco de o Muricy pegar uma outra proposta e ir embora”, acrescenta o agente.

O único “senão” é a parte financeira. O treinador ganha R$ 350 mil por mês, metade de seu salário habitual — o Santos também lhe paga R$ 350 mil, pelo acordo firmado quando da demissão de Muricy, em maio. 

Pedido do chefe...
Muricy Ramalho está fazendo lobby para o São Paulo desistir de mandar os quatro jogos de punição em Brasília. Ele alega que a maratona de viagens pode prejudicar os resultados.

...pelo interior 
No que depender da vontade de Muricy, o Tricolor vai atuar em Itu ou Mogi Mirim, cidades a cerca de uma hora, de ônibus, do CT da Barra Funda.

28 de outubro de 2013

Coluna desta terça-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Bastidores do clássico Corinthians x Santos

O empate em 1 a 1 entre Corinthians e Santos teve clima quente principalmente antes de a bola rolar na Fonte Luminosa, estádio em Araraquara. Abaixo, alguns dos bastidores do confronto disputado ontem, pelo Brasileirão.

O corintiano Renato Augusto (à direita) disputa bola com os santistas Alison e Cicinho
Apedrejado 
Torcedores corintianos atiraram diversas pedras no ônibus do Santos na chegada à Fonte Luminosa. Claudinei Oliveira, técnico do Peixe, se revoltou com a ação e pediu nova punição ao Timão.

Sob observação 
Apesar de reservas, o corintiano Alexandre Pato e o santista Victor Andrade estiveram acompanhados de seguranças particulares na chegada e na saída ao estádio. Cada um contou com dois grandalhões, cada. E Pato foi muito xingado pelos torcedores corintianos em campo.

Estranho no ninho 
O árbitro Leandro Pedro Vuaden era o único não paulista no quinteto de arbitragem do clássico em Araraquara. Ele é gaúcho. Em geral, nos clássicos regionais, toda a arbitragem é do mesmo estado, a fim de fazer economia.

Nação alvinegra 
Alguns milhares de alvinegros ignoraram a execução do hino brasileiro e cantaram o hino do Corinthians antes de a bola rolar. Tal fato é muito comum em jogos no Sul do país e não acontece no Pacaembu.

Elias revela mágoa com diretoria corintiana

O Corinthians vai ter de abrir os cofres para repatriar Elias em 2014. Apesar de ser torcedor declarado do Timão — ele até foi à Bombonera ver a decisão contra o Boca Juniors —, o volante guarda mágoa da diretoria. Em especial, do gerente de futebol alvinegro, Edu Gaspar.

Aos amigos do Flamengo, ele revelou que sonhava em retornar ao Parque São Jorge no início da temporada, depois de ser liberado pelo Sporting, de Portugal. No entanto, tentou contato com Edu por telefone e o gerente não o atendeu, nem retornou qualquer de suas ligações.

Elias ficou entre 2008 e 2010 no Corinthians e virou ídolo da torcida com gols e muita raça
Agora, é o Corinthians quem tem insistido em correr atrás de Elias, que faz jogo duro. O volante assegura que só aceita conversar se o seu ex-clube topar desembolsar R$ 500 mil por mês de salário – apenas Alexandre Pato e Emerson Sheik recebem isso no atual elenco. Atualmente, Elias ganha pouco mais de R$ 300 mil mensais no Flamengo.

Revelado pelo Palmeiras, Elias chegou ao Corinthians ao final do Paulistão de 2008. Formou com Jucilei um dos melhores meios-de-campo da história recente do Timão e venceu a Série B do Brasileiro em 2008 e o Paulistão e a Copa do Brasil de 2009.

Acabou vendido em 2011 para o Atlético de Madrid, da Espanha, por 7 milhões de euros. O Corinthians teve direito à metade deste valor.

27 de outubro de 2013

Coluna desta segunda-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

São Paulo negocia com a Espanha o CT de Cotia

O São Paulo está entusiasmado com a possibilidade de o CT de Cotia receber a seleção espanhola antes e durante a Copa do Mundo do Brasil, no ano que vem.

Recentemente, um integrante da Real Federação Espanhola de Futebol visitou as instalações do centro de treinamento das categorias de base do Tricolor e saiu encantado.

Seleção espanhola é a atual campeã mundial e foi vice na Copa das Confederações
Pessoas do Comitê Paulista que acompanharam o dirigente espanhol em todas as visitas também demonstram otimismo quanto à chance do CT de Cotia. O acerto com a seleção campeã do mundo, porém, só deve ser anunciado após 7 de dezembro, quando se realiza o sorteio dos grupos do Mundial.

A Fúria teme ser incluída em uma chave com jogos muito distantes do estado de São Paulo. Enquanto isso, o Tricolor se articula para fazer seu CT entrar na terceira e última atualização do catálogo de locais para treino e concentração. O livro deve ser publicado até 15 de novembro e tem a chancela da Fifa.

Escolhas certas 
Suíça, México e França já definiram os locais de preparação para a Copa. Os suíços ficarão no Guarujá. Já mexicanos e franceses, que disputam a repescagem, têm acordo verbal com o CT do Peixe e Ribeirão Preto, respectivamente.

Fase de namoro 
O Timão trabalha em três frentes para manter seu CT ocupado na Copa. Os pretendentes são Bélgica, Irã e Rússia.

Allianz Parque... 
O COL está preocupado com o risco de o Allianz Parque não ficar pronto a tempo para receber os treinos das seleções nas vésperas dos jogos da Copa marcados para São Paulo.

...a perigo 
Até por isso, o COL tenta convencer o Palmeiras a trocar a candidatura do Allianz Parque pela inclusão de um dos campos da Academia de Futebol.

26 de outubro de 2013

Coluna deste domingo

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Descartado no Verdão, Kleina entra na mira do Peixe

Kleina completou um ano no Verdão em setembro
Um simples empate contra o São Caetano, neste sábado, separa Gilson Kleina de devolver o Palmeiras à elite do futebol nacional. Ainda assim, o futuro do treinador não será no Palestra Itália. E ele próprio já tem convicção dessa realidade.

A amigos, Kleina revelou ter recebido recentemente uma sondagem do Santos. E a possibilidade de continuar no estado de São Paulo e à frente de um clube grande o empolgou.

O interesse santista, inclusive, chegou aos ouvidos dos dirigentes palmeirenses. No entanto, o presidente Paulo Nobre está decidido a trocar o comando técnico para o ano do centenário. Vanderlei Luxemburgo é o primeiro nome da lista.

Já o Santos estuda alternativas para substituir Claudinei Oliveira. Porém, o presidente Odílio Rodrigues enfrenta dificuldades com a falta de dinheiro e descarta treinadores caros.

Hoje, Claudinei ganha R$ 80 mil por mês, contra R$ 300 mil de Kleina — menos da metade do que era pago a Muricy Ramalho até maio.

Estaca zero 
Gilson Kleina se convenceu de que não está nos planos do Palmeiras para 2014 porque não foi consultado até agora para tratar de qualquer reforço ou dispensa em relação ao time do ano que vem.

Ladeira abaixo 
Penúltimo na Série B, o São Caetano precisa de um milagre para evitar a Série C. Nas contas da diretoria, são necessárias cinco vitórias nos sete jogos finais — até agora, foram oito triunfos em 31 rodadas.

25 de outubro de 2013

Coluna deste sábado

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Vice-presidente da Portuguesa ameaça até suspender jogador que se recusar a ir para a concentração

Roberto dos Santos em evento da Brahma
A diretoria da Portuguesa não engoliu o comunicado divulgado pelos jogadores, nesta tarde, no qual eles prometem não se concentrar mais para as partidas em São Paulo. "Se isso acontecer, vou sair distribuindo advertências e suspensões", avisa o vice-presidente rubro-verde, Roberto dos Santos.

"A lei é bem clara e está a favor do clube. O jogador não pode se ausentar da concentração", acrescenta Roberto, revoltado com a ameaça.

No comunicado, os atletas reclamam da falta de palavra da diretoria, que não usou o dinheiro obtido com as vendas dos mandos de campo diante de Corinthians e Flamengo para quitar as dívidas - o valor foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

"Pagamos hoje mesmo dois meses de auxílio-moradia e o bicho pela vitória sobre o Criciúma", ressalta o vice-presidente. Restam, porém, seis meses de auxílio e dois meses de direito de imagem - o terceiro mês será completado no próximo dia 31.

"Mas demos um cheque referente a um mês e vamos pagar outro antes do dia 31", promete Roberto, garantindo que se reuniu ontem com o grupo. "Não entendi essa reação dos atletas, porque estou me esforçando desde o começo do ano para acertar todas as dívidas."

O presidente Manuel da Lupa entende que a Portuguesa está sendo usada como bode expiatório, em meio ao movimento do Bom Senso Futebol Clube. Até porque o comunicado dos jogadores foi assinado por um dos advogados do Bom Senso.

Ex-prefeito de Mauá se transforma em pré-candidato à presidência do Santos

Prefeito interino de Mauá durante o ano de 2005, o empresário Diniz Lopes deve ser lançado candidato à presidência do Santos pelo grupo Associação Terceira Via Santista, na próxima eleição, em dezembro de 2014.

O acordo foi amarrado durante o encontro entre Diniz Lopes e Orlando Rollo, que presidente a Terceira Via, na manhã da última quarta-feira.

Diniz Lopes (à esquerda) com Orlando Rollo durante encontro na quarta-feira
No mesmo dia, Diniz Lopes se tornou sócio do grupo. "Ele atende a todos os pré-requisitos para se lançar candidato à presidência do Santos", alega Rollo, considerando-o um importante reforço para o quadro alvinegro.

Diniz Lopes tem 49 anos e nasceu em Mauá. Foi vereador da cidade em três oportunidades, entre 1997 e 2000; 2001 a 2004 e de 2005 a 2008.

É grande a possibilidade de o Santos contar com até quatro candidatos à presidência, demonstrando o racha político no clube. Pedro Luiz Conceição, Odílio Rodrigues e um representante do grupo de Marcelo Teixeira são outros nomes.

Alexandre Pato está na mira de Tottenham e Milan

A passagem de Alexandre Pato pelo Parque São Jorge tem boa chance de terminar na próxima janela de transferências, em janeiro. O atacante, que caiu em descrédito com a diretoria corintiana após perder pênalti na quarta-feira, foi sondado mais uma vez pelo Tottenham, da Inglaterra.

O time de Paulinho, inclusive, já havia feito uma proposta por Pato em agosto. Na oportunidade, os ingleses topavam pagar 15 milhões de euros, o mesmo valor desembolsado pelo Timão para tirá-lo do Milan.

Corinthians é dono de 60% dos direitos econômicos de Pato, que detém os outros 40%
Outra possibilidade para o jogador é voltar ao Milan. Ontem, corria o comentário nas alamedas do Timão de que o antigo clube de Pato entrou em contato com o presidente Mario Gobbi para saber das intenções alvinegras em relação ao atleta.

Vice-presidente do Milan, Adriano Galliani afirmou na saída de Pato para o Corinthians que seria um "até logo", e não um "adeus".

Gobbi, Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves, homens do futebol do Timão, estão decididos a vender Pato no fim da temporada. A única exigência: recuperar os 15 milhões de euros investidos.

Muricy terá prêmio milionário se evitar rebaixamento

Muricy tirou o São Paulo da 18ª colocação
Evitar o rebaixamento do São Paulo no Brasileirão fará Muricy Ramalho ficar ainda mais rico. O treinador negociou uma cláusula em seu contrato na qual o Tricolor se compromete a pagar prêmio superior a R$ 1,3 milhão caso o time termine o Brasileirão fora do grupo dos quatro últimos.

“Ele vai ganhar com o prêmio praticamente o que deixou de faturar em salário”, explica um amigo de Muricy, destacando que o treinador topou retornar recebendo R$ 350 mil por mês, metade de seu salário nos últimos clubes.

Vale lembrar que o Santos está pagando outros R$ 350 mil mensais a Muricy até dezembro, por tê-lo demitido em maio. O dinheiro fez parte do acordo pela rescisão contratual.

O técnico tricolor no tricampeonato brasileiro — em 2006, 2007 e 2008 — reassumiu o time, em setembro, numa situação complicada. O clube, que já havia contado com Ney Franco e Paulo Autuori no nacional, ocupava a antepenúltima posição com 18 pontos após 19 rodadas.

Aposta antiga 
As boas atuações de Ademilson pelo Tricolor têm rendido festa em dobro na diretoria. É que Juvenal Juvêncio aposta há anos no atacante. E já foi até ironizado por demonstrar tanta confiança no garoto.

24 de outubro de 2013

Coluna desta sexta-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Coluna desta quinta-feira

Para ampliar a página e conseguir ler a coluna, clique aqui.

Empresário coloca Aranda no Corinthians em 2014

Aranda marcou Ronaldinho na final da Libertadores
O volante paraguaio Aranda deve ser o primeiro reforço do Corinthians para 2014. A garantia é de seu agente, Regis Marques. “O negócio está 85% fechado”, assegura o procurador, referindo-se ao jogador do Olimpia, vice-campeão da Libertadores.

“O Aranda ficou marcado por ter anulado o Ronaldinho nos dois jogos das finais da Libertadores”, emenda. O namoro entre Timão e Aranda começou depois de Regis enviar um DVD com imagens do atleta a Edu Gaspar.

“Eles gostaram do que viram e mandaram o Mauro (Silva, ollheiro alvinegro) assistir a um jogo do Aranda no Paraguai”, revela.

A contratação do volante de 28 anos deve custar pouco mais de R$ 3 milhões aos cofres do Corinthians. Ele tem contrato por mais duas temporadas com o Olimpia, mas pretende respirar novos ares. Atualmente, o técnico Tite conta no elenco apenas com Ralf e Maldonado para a função de primeiro volante. 

Diretor de futebol alvinegro, Roberto de Andrade admite que o clube busca um volante para 2014, mas prefere não falar em nomes, com medo de atrapalhar as negociações.

Definição… 
Com ou sem a permanência de Tite, a comissão técnica corintiana pretende definir o reserva imediato de Cássio a partir de janeiro de 2014.

…com data 
Hoje, Walter, Danilo Fernandes e Júlio César se revezam no banco de reservas. “Mas é importante ter um segundo goleiro escolhido”, avalia o preparador de goleiros do Timão, Mauri Lima.

21 de outubro de 2013

Peixe quer fazer mais três jogos no Pacaembu

No que depender da vontade da diretoria, o Santos só faz mais uma partida dentro da Vila Belmiro nesta temporada. O clube, inclusive, já fez o pedido formal à CBF para mandar outros três jogos no Pacaembu.

A notícia foi confirmada por Mauro Castro, administrador do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho. "Só estamos aguardando o 'sim' da CBF para darmos como certo essas três partidas do Santos", explica Mauro.

Pacaembu em dia de jogo do Peixe: neste Brasileirão, estádio recebeu uma única partida alvinegra
A tabela do Brasileirão no site da CBF tem até o momento apenas dois dos jogos como mandante com datas e locais definidos. Enfrenta o Cruzeiro na Vila Belmiro em 3 de novembro e recebe o Bahia no Pacaembu em 14 de novembro.

Os outros dois duelos ainda incertos são contra Fluminense e Atlético-PR, válidos pela 36ª e 37ª rodadas, respectivamente.

De qualquer maneira, o Peixe não vai cumprir a promessa de Odílio Rodrigues de mandar pelo menos nove jogos no Pacaembu ao longo do Brasileiro. Até o momento, disputou um único confronto, contra a Ponte, com vitória por 2 a 1.

Adalberto Baptista ataca de presidente no São Paulo

Adalberto era diretor de futebol até julho
Julho de 2013: ameaçado de morte por torcedores e odiado por jogadores e integrantes da comissão técnica, Adalberto Baptista renunciou ao cargo de diretor de futebol. Hoje, menos de três meses depois, o cartola tem desempenhado muitas vezes o papel de presidente do São Paulo.

Adalberto e Roberto Natel, vice-presidente social e de esportes amadores, dividem-se na hora de despachar as coisas do Tricolor.

Eles assumem provisoriamente o lugar de Juvenal Juvêncio, enquanto o presidente se ocupa com o tratamento contra um câncer na próstata e com o time de futebol — o cartola chegou a mudar provisoriamente seu gabinete do Morumbi para o CT, preocupado com a chance de rebaixamento. 

Adalberto retornou à política tricolor em agosto, para ser secretário-geral. Na época, a fim de evitar polêmica, a situação alegou que se tratava de um cargo insignificante.

Mas o fato de Adalberto estar despachando como um presidente já chegou aos ouvidos de conselheiros, que se revoltaram e prometem fazer uma reclamação formal a Juvenal.

O cartola se queimou no Morumbi depois de cortar pela metade os bichos dos integrantes da comissão técnica, por brigar publicamente com Rogério Ceni e por ter errado demais nas contratações.

20 de outubro de 2013

Coluna desta segunda-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Orlandelli, o novo homem forte do futebol no Santos

Orlandelli foi olheiro do Arsenal por 11 anos
Contratado em abril, sem alarde, Sandro Orlandelli chegou ao Santos para ser um simples olheiro. Seis meses depois, ele se tornou a voz mais importante do futebol na Vila Belmiro. Nenhuma contratação é feita sem o aval do agora dirigente.

Olheiro do Arsenal, da Inglaterra, em território sul-americano durante 11 anos, Orlandelli foi indicado ao Peixe por Pedro Luiz Conceição. Em pouquíssimo tempo, conseguiu encantar o presidente em exercício do clube, Odílio Rodrigues.

Qualquer decisão ligada ao futebol, seja no profissional ou na base, passa obrigatoriamente por ele. Foi Orlandelli, por exemplo, quem bancou as chegadas de Thiago Ribeiro, Mena e Ewerton Costa. Ele também acertou com Hugo D’Elia para a gerência e Lucas Neto para a coordenação das categorias de base alvinegras.

O próximo objetivo do mandachuva é padronizar todos os treinamentos, do time profissional ao sub-15. Ele também deseja ver as equipes da base na Vila Belmiro utilizando o mesmo esquema tático do profissional.

Antes de acertar com o Santos, Orlandelli passou sete meses da temporada passada no Atlético-PR. Ele começou a montar o time que voltou para a Série A do Brasileiro, porém, no cargo de diretor de futebol, não teve muito sucesso e acabou demitido.

19 de outubro de 2013

Coluna deste domingo

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Lusa distribui cheques para acabar com atrasados

Gilberto era um dos mais incomodados com os atrasos
Preocupada com a insatisfação do elenco, a diretoria da Portuguesa reuniu alguns dos jogadores na sexta-feira para discutir o atraso de dois meses no pagamento dos direitos de imagem e do auxílio-moradia.

A reivindicação é antiga e tem causado saia-justa principalmente para o presidente Manuel da Lupa, que havia prometido resolver as pendências por diversas vezes, mas não as cumpriu.

Com a ajuda de alguns torcedores endinheirados, a Lusa prometeu acabar com as pendências. E todos os atletas deixaram o Canindé ontem com dois cheques pré-datados, cada.

"Foi a forma que encontramos para acabar com essa bola de neve dos atrasados", explica André Heleno, um dos torcedores/cartolas que ajudaram com o dinheiro.

A folha salarial da Portuguesa é de R$ 1,3 milhão e os direitos de imagem correspondem a 50% do valor. Ou seja, levando em conta os dois meses de dívida, a pendência rubro-verde é de R$ 1,3 milhão.

Punição deve levar São Paulo para Brasília

O estádio Mané Garrincha, em Brasília, pode se tornar a casa provisória do Tricolor no Brasileirão. A arena é a principal opção caso o clube seja punido pelo STJD com a perda de mandos de campo por causa da confusão de seus torcedores com a polícia, no clássico contra o Corinthians.

São Paulo e Corinthians foram denunciados pelo Superior Tribunal de Justiça na sexta-feira e serão julgados na próxima semana - ainda não há data. Ambos foram enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê a perda de até dez mandos e multa de até R$ 100 mil.

O Mané Garrincha, em Brasília, recebeu a abertura da Copa das Confederações deste ano
O convite para atuar em Brasília foi feito por um grupo de empresários, dispostos a pagar um valor superior ao que o Tricolor arrecada com bilheteria nas partidas do Morumbi.

Um dos maiores faturamentos do São Paulo em casa ocorreu no empate em 0 a 0 com o próprio Corinthians. Os 50.282 pagantes garantiram uma renda líquida de R$ 428 mil, já descontados os gastos com arbitragem, iluminação, segurança...

É do estádio Mané Garrincha, em Brasília, a maior arrecadação da história do futebol brasileiro. Na estreia do campeonato nacional deste ano, entre Santos e Flamengo, 63.501 pessoas pagaram para ver a despedida de Neymar do país. A renda bruta: R$ 6,9 milhões.

Diretor corintiano promete muitas mudanças para 2014

"A ideia é mexer bem no time para 2014.” A frase é do diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, e reflete o grau de insatisfação da diretoria com o atual elenco — a campanha no segundo turno do Brasileiro, com sete pontos em 30 possíveis, só não é pior do que a coritibana.

“Ninguém aqui está contente, até porque a folha salarial é alta, a estrutura é cara e a condição de trabalho, excelente”, emenda o dirigente, que não garante a permanência de ninguém para a próxima temporada.

Ibson está entre os jogadores que não fazem parte dos planos da diretoria 
Para acelerar o processo de reformulação, a diretoria já começou até a buscar reforços. “Estamos atrás de dois laterais, um volante e um centroavante”, reconhece. “Todos chegarão para jogar”, completa, para enfatizar que procura por estrelas.

Alessandro, Maldonado e Zizao, cujos contratos terminam em dezembro, serão liberados. Alessandro, inclusive, já anunciou a intenção de se aposentar. A diretoria espera utilizá-lo em alguma função ligada ao futebol, tal como Edu Gaspar.

Já Ibson, Júlio César, Danilo e Jocinei deverão acabar negociados. Alvos frequentes do mercado europeu, Ralf e Romarinho também podem sair caso apareçam boas propostas do mercado europeu.

Orelha quente 
Mario Gobbi vai se reunir com os jogadores hoje, no hotel alvinegro, antes da partida contra o Criciúma. O presidente promete fazer uma cobrança forte pela série de maus resultados.

Tamanho justo 
Acostumado a jogar para 40 mil pessoas no Pacaembu, o Timão vai atuar para, no máximo, 19 mil nesta noite, no Novelli Junior, em Itu. “Para a bolinha que temos jogado, está bom demais”, corneta um conselheiro da situação.

18 de outubro de 2013

Coluna deste sábado

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Santos teve prejuízo com jogo na Vila Belmiro

A partida contra o Internacional, na quarta-feira, representou prejuízo para os cofres santistas. A renda com a bilheteria foi de R$ 99 mil, menor do que as despesas, de R$ 113 mil. Assim, o Peixe pagou R$ 13.381,84 para entrar em campo.

A culpa foi do pequeno público, de 3.486 pagantes. Essa foi a segunda vez no Brasileiro que o Santos ficou no vermelho. A primeira havia sido na 14ª rodada, no confronto com o Vasco (o prejuízo foi de R$ 3.372).

A média total de público nas partidas do Santos no Campeonato Brasileiro é de 10.589, muito em razão de sua estreia no torneio. Na oportunidade, 63.501 pessoas pagaram para ver o empate contra o Flamengo por 0 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília.

No ranking do Brasileirão, o Peixe aparece na 15ª colocação, à frente apenas de Atlético-MG, Atlético-PR, Internacional, Ponte Preta e Portuguesa.

Abaixo, o borderô do jogo, com as informações:


Doze palmeirenses ficam sem contrato em dezembro

Nem acesso nem título da Série B. A grande preocupação para vários dos atletas do Palmeiras, atualmente, reside na permanência ou não no clube em 2014. Doze deles ficam sem contrato no fim da temporada e a diretoria não os procurou.

A lista conta com Leandro, Ananias, Márcio Araújo, Vilson, Léo Gago, Marcelo Oliveira, André Luiz, Bruno, Fernandinho, Rondinelly, Roni e Wendel. Mesmo Leandro, artilheiro alviverde na temporada, corre risco de não ficar.

Artilheiro do Verdão na temporada, Leandro ainda não foi procurado pela diretoria
Enquanto Brunoro garante que sua permanência por mais um ano só depende do Palmeiras, o assessor de futebol do Grêmio, Marcos Chitolina, diz o contrário. “Ele só segue em São Paulo se o Palmeiras comprá-lo. Empréstimo, não mais.”

 Nesta semana, um grupo de atletas debatia, durante a viagem de volta à capital, exatamente sobre a falta de perspectiva futura. Alguns mais chateados reclamavam da diretoria, acusando-a de não estar sendo muito clara a respeito da permanência deles para o ano do centenário.

Coluna desta sexta-feira

Para conseguir ampliar a coluna e ler melhor a coluna, clique aqui.

17 de outubro de 2013

Jogadores seguram Tite... de novo

A diretoria corintiana iniciou a reunião com Tte, às 16h30, decidida a mandá-lo embora. A falta de resultados e a dificuldade para fazer gols eram os motivos. Foi nesta hora que uma fonte muito antiga me ligou anunciando a saída de Tite.

Durante o encontro, o presidente Mario Gobbi sugeriu que Tite pedisse demissão. Assim, ficaria menos chato. Afinal, mandar um técnico campeão mundial embora poderia soar mal. Mas Tite se recusou. E afirmou algo como "se quiserem, vocês me mandam embora. Mas eu não vou abandonar o barco".

Gobbi, Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves pediram um tempo para conversar a sós. Tite e Edu Gaspar saíram da sala e ficaram esperando por um longo tempo em uma sala anexa do CT do Parque Ecológico.

Foi então que Fábio Santos, Paulo André e Alessandro foram até o presidente Mario Gobbi. Imploraram pela permanência de Tite. Afirmaram ainda que o problema não é do treinador e asseguraram que os resultados vão aparecer.

Gobbi então chamou Tite de volta à sala de reunião e decidiu mantê-lo. A decisão é oficial e foi tomada há instantes.

Peço desculpas aos leitores pela primeira informação da queda do Tite. Só dei porque confio muito na fonte. Ela só não contava com a entrada dos jogadores na parada, o que mudou todo o quadro.

Portuguesa já recebeu grana para atuar em Campo Grande, mas deve jogar em Fortaleza

Morenão já recebeu Portuguesa x Corinthians
* atualizada às 14h49

A Portuguesa já dava como certa a transferência do mando do jogo contra o Flamengo, pela 31ª rodada, para Campo Grande. O clube, inclusive, havia recebido parte dos R$ 600 mil prometidos por um grupo de empresários.

Porém, a CBF vetou a realização do jogo no Estádio Morenão. Motivo: não existe Horário de Verão em Campo Grande. Ou seja, para a Globo transmitir o jogo, lusos e rubro-negros teriam de entrar em campo às 15h.

A alternativa que está sendo amarrada pela Lusa e pelos empresários é transferir a partida para o Castelão, em Fortaleza, no dia 27 de outubro.

A notícia pode soar mal com os jogadores. Isso porque o grupo já era contra o duelo no Estádio Morenão contra o Corinthians. A justificativa da diretoria para a mudança é arrecadar dinheiro para tentar acertar os atrasados.

O clube deve dois meses de direitos de imagem (há a promessa de que um mês será pago até sexta) e o auxílio-moradia.

Com 37 pontos, a Portuguesa está a cinco da zona de rebaixamento. Além do jogo contra o Flamengo, o time de Guto Ferreira faz mais quatro jogos como mandante, contra Vitória, Coritiba, Atlético-MG e Grêmio.

Rogério Ceni garante a amigo que para em dezembro

Publicamente, Rogério Ceni ainda mantém certo mistério sobre a data de sua aposentadoria. Porém, para seus amigos mais próximos, o goleiro já garantiu que abandonará o futebol assim que o Brasileirão acabar.

“Ele vai parar em dezembro mesmo e já decidiu que ficará viajando durante todo o ano de 2014”, assegura o ex-superintendente de futebol do Tricolor, Marco Aurélio Cunha, parceiro de longa data do goleiro.

Rogério Ceni precisa jogar todas as partidas até dezembro para passar Pelé em número de jogos
A informação também já circula entre os jogadores e a comissão técnica do São Paulo. Além de descansar, Rogério vai aproveitar a viagem para conhecer a estrutura e acompanhar de perto a rotina de treinos de grandes times ao redor do mundo.

Marco Aurélio lamenta que a despedida do goleiro seja marcada pela briga do Tricolor contra o rebaixamento. “Se eu estivesse no clube, iria convencê-lo a se aposentar apenas após o Paulistão. E faria uma série de ações ao longo do estadual, para promover a despedida deste grande ídolo do clube”, finaliza. 

Contato zero 
Principal estrela são-paulina, Rogério Ceni não goza de muito prestígio junto a Juvenal Juvêncio e sua diretoria. Pelo presidente, o goleiro nem sequer teria renovado o contrato para atuar nesta temporada. 

Ídolos da antiga 
Em evento para anunciar suas ações caso vire presidente do Tricolor, anteontem, Kalil Rocha Abdala prometeu resgatar as festas para os ex-atletas do clube, tradição que foi quebrada há alguns anos.

16 de outubro de 2013

Coluna desta quinta-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Paulistão vai ter 19 datas e pode resgatar grupos

Taça do Paulistão
O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo del Nero, prometeu ao presidente do Sindicato dos Atletas, Rinaldo Martorelli, que vai reduzir o Campeonato Paulista de 2014. No encontro entre ambos, na terça, Del Nero concordou em iniciar o estadual em 19 de janeiro.

Desta maneira, o Paulistão perderá duas datas e contará com apenas 19 - inicialmente, ele estava marcado para estrear em 12 de janeiro, com rodada também no dia 15. Só para se ter uma comparação, neste ano foram 23 datas. A realização da Copa do Mundo entre junho e julho obrigou a redução do estadual.

A partir de agora, Del Nero e os demais integrantes do conselho técnico da Federação Paulista quebram a cabeça para pensar em uma fórmula de campeonato para as 19 datas.

Uma das possibilidades estudadas, de acordo com Martorelli, é criar quatro grupos, com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos como cabeças de chave. Porém, a ideia já sofre contestação, pois os clubes do interior entendem que enfrentar apenas um grande no Paulistão representaria um enorme prejuízo.

Diante de toda a indefinição, o congresso técnico entre a FPF e os clubes foi adiado para novembro. Ele geralmente acontece em meados de outubro e serve para definir cotas de TV, premiações e a fórmula de disputa.

Lusa exige pagamento à vista do São Paulo para liberar o lateral-direito Luís Ricardo

O São Paulo já acertou salários e tempo de contrato com o lateral-direito Luís Ricardo. Porém, antes de anunciá-lo como primeiro reforço para 2014, o Tricolor trava uma queda de braço com a Portuguesa em relação à forma de pagamento.

Dona de 60% dos direitos econômicos, a Lusa não aceita receber em três parcelas, como ofereceu o gerente de futebol são-paulino, Gustavo Vieira de Oliveira. “Precisamos do dinheiro à vista, para arrumar a casa”, explica o vice de futebol da Lusa, Roberto dos Santos. O valor da negociação gira em torno dos R$ 3,5 milhões.

Luís Ricardo tem a promessa da Lusa de que vai ser vendido no final do ano
Além disso, o time do Canindé terá direito a escolher dois jogadores em uma lista a ser apresentada pelo Tricolor — os eleitos ficarão emprestados por toda a temporada de 2014, com salários pagos integralmente pelo Tricolor.

“Se não houver acerto com os dois atletas, o São Paulo fica obrigado a pagar um valor a mais”, emenda Roberto, colocando pressão no coirmão. “O Grêmio nos ligou na segunda-feira prometendo fazer uma proposta. Vamos aguardar.”

Decepção ‘hermana’
Emprestado pelo Tricolor à Lusa, o argentino Cañete perdeu moral no Canindé. O meia é considerado muito preguiçoso e nem sequer tem ido para a reserva nas últimas rodadas.

O negociador 
Longe da sombra de Adalberto Baptista, Gustavo Vieira de Oliveira tem conduzido todas as negociações por reforços do Tricolor para 2014. O presidente Juvenal Juvêncio só entra em cena em último caso.

15 de outubro de 2013

Coluna desta quarta-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

Verdão contrata promessas do Desportivo Brasil

Categoria sub-17 do Desportivo Brasil está em alta
A Copa São Paulo de juniores só começa em janeiro do ano que vem, mas o Palmeiras já iniciou a busca por reforços. Nos últimos dias, o clube contratou duas das estrelas do Desportivo Brasil: o lateral-esquerdo Matheus Muller e o meia Caio Ramalho.

A dupla desembarca no Palestra Itália por empréstimo até o final da Copinha de 2015, com preço do passe fixado. O valor para a aquisição de 50% dos direitos de cada um é de R$ 500 mil.

Nascidos em 1995, Matheus e Caio fizeram parte da equipe mais badalada até meses atrás na categoria sub-17. Nem o São Paulo, que venceu recentemente a Copa do Brasil da categoria, conseguia bater o Desportivo Brasil.

Os garotos vão neste primeiro momento integrar a equipe de juniores, mas podem ser aproveitados a partir de fevereiro no time de cima.

A negociação foi fechada pelo empresário Tadeu Cruz, que trabalha em parceria com Bosco, pai de Kaká. Em julho, o Palmeiras já havia contratado o zagueiro Alexandre Galiano, também do Desportivo Brasil. Ele fica por empréstimo até dezembro de 2014.

Timão vai criar uma moeda oficial para a Fiel

Antes da moeda, Timão criou o passaporte
A criação da República Popular do Corinthians permitiu aos alvinegros tirarem passaporte, registro geral e certidão de nascimento do Timão. A próxima novidade chega agora em novembro. Será uma moeda só para a Fiel e se chamará Corinthio.

O dinheiro será gerado toda vez que o torcedor usar o cartão de crédito ou débito do Corinthians, fruto de uma parceria com a Caixa e a rede de lojas Poderoso Timão.

Será possível ganhar corinthios com qualquer compra. Porém, ficará mais fácil acumulá-los ao adquirir coisas relacionadas ao próprio clube, como ingressos, produtos oficiais, viagens pela Timão Tour, pagar a mensalidade do Fiel Torcedor...

O regulamento com as pontuações será divulgado em alguns dias, assim como o lançamento do cartão e do Corinthio. “O torcedor poderá usar seus corinthios para viajar com o time, ver os treinos, almoçar com o ídolo, ganhar camisa autografada...”, revela Pedro Grzywacz, presidente da SPR, que administra a Poderoso Timão.

A novidade promete fazer todos os lados ganharem. O Corinthians fatura toda vez que o cartão for usado. Já a Caixa estima chegar aos torcedores. Por fim, a Poderoso Timão prevê o crescimento de até 30% nas vendas de seus produtos.

Até os torcedores com menos dinheiro poderão conquistar corinthios. É que haverá um cartão pré-pago, que pode ser carregado exclusivamente para uma compra, sem a necessidade de pagamento de anuidade.

Coluna desta terça-feira

Para ampliar a página e conseguir ler melhor a coluna, clique aqui.

14 de outubro de 2013

Santos vai relançar seu site oficial em novembro

O Santos vai ganhar um novo site oficial. A intenção do departamento de comunicação do clube é estrear o novo portal em 16 de novembro, com a promessa de apresentar o melhor do país na comparação com outros clubes.

Os responsáveis pelo desenvolvimento pensaram em tornar o site mais interativo, prático, rápido e com um conteúdo melhor. A inspiração veio dos portais do Manchester City, da Inglaterra, e da Juventus, da Itália, considerados excelentes.

Outra novidade diz respeito à Santos TV, que vai ganhar uma página exclusiva na internet. A intenção é facilitar a venda das imagens produzidas pela webtv santista, aumentando as receitas do clube.

É comum ver o material do clube em programas esportivos e até jornalísticos. Com a ferramenta de venda de conteúdo definida, o Peixe aposta na possibilidade de faturar até R$ 20 mil a mais por mês.

Timão convida Barça e Real para estreia de estádio

Com 90% das obras da Arena Corinthians concluídas, a diretoria alvinegra já busca um grande adversário para participar da partida inaugural, marcada para o mês de janeiro.

E os dois primeiros nomes pensados foram Real Madrid e Barcelona. A revelação partiu do ex-presidente Andrés Sanchez na última reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians, no Parque São Jorge.

Estádio deve ter sua partida inaugural durante o mês de janeiro
Porém, Andrés afirmou que dificilmente vai conseguir trazer um dos gigantes espanhóis. "Eles alegaram que estarão com o calendário lotado de jogos pelo Campeonato Espanhol no mês de janeiro", justificou o dirigente.

A possibilidade de postergar a inauguração para receber Real Madrid ou Barcelona até foi cogitada, mas logo descartada, pelo fato de o Corinthians só poder usar seu estádio até março - depois, ele tem de ser entregue à Fifa.

O plano B do Corinthians para a partida inaugural é um confronto entre duas equipes da casa. Ou seja, Timão x Timão. Restaria, no entanto, definir se o duelo teria titulares contra reservas ou o time atual contra algum combinado que marcou época na história alvinegra.

Há ainda uma outra alternativa, anunciada pelo próprio Andrés, na quinta-feira. De acordo com o homem forte do estádio, o Boca Juniors já foi consultado e acenou de maneira positiva com a possibilidade de estar na inauguração.