Blog do Jorge Nicola: agosto 2013

31 de agosto de 2013

Coluna deste domingo

Para ampliar a página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Lusa quer zagueiro e centroavante para fechar elenco

A Portuguesa pretende anunciar até o início da próxima semana seus dois últimos reforços para o Campeonato Brasileiro deste ano. O clube procura um zagueiro central e um centroavante.

"Prefiro não revelar nomes, até para não gerar expectativa na torcida, mas estamos conversando para trazê-los até segunda-feira", afirma o vice-presidente de futebol da Lusa, Roberto dos Santos.

Dois zagueiros estão na pauta da Portuguesa. Ambos atuam no futebol paulista - um é titular absoluto em sua equipe, na Série B, enquanto outro é reserva em um time da Série A.

Já os centroavantes sonhados têm em comum o fato de estarem jogando no Nordeste. Os dois encontram-se na reserva de seus times, um da Primeira Divisão e outro da Segundona.

"Conseguindo trazer um zagueiro e um atacante, entendemos que teremos um time forte e pronto para fugir da zona de rebaixamento", conclui Roberto.

Santos faz proposta por Vanderlei, do Coritiba

Apesar da boa fase de Aranha no gol, o Santos segue em busca de um goleiro para o lugar que era até a metade do ano de Rafael. E o nome da vez é o de Vanderlei, titular absoluto do Coritiba.

O Peixe foi avisado de que o goleiro ficará sem contrato com o Coxa em dezembro e já fez uma proposta oficial para contratá-lo, de graça, a partir de janeiro. Vanderlei gostou da oferta santista e o acordo ficou próximo.

Nem Santos, tampouco Vanderlei vão confirmar o negócio, já que ele ainda ficará no Couto Pereira até dezembro. No ano passado, o acordo do lateral-direito Ayrton com o Palmeiras, nas mesmas condições, acabou vazando e ele virou reserva no Coritiba.

Vanderlei é titular absoluto do Coxa
Vanderlei tem 29 anos e está no Coxa desde 2007. É titular absoluto e aparece sempre com destaque em cobranças de pênalti - ele defendeu três penalidades no meio de semana, garantindo a classificação alviverde sobre o Vitória, na Copa Sul-Americana.

A diretoria santista enxerga em Vanderlei um goleiro com potencial para virar ídolo. Seu nome já era admirado desde os tempos em que Muricy Ramalho era o comandante.

Hoje, além de Aranha, o elenco profissional do Santos conta com outros dois goleiros, todos revelados na base. São eles Gabriel Gasparotto e Vladimir.

Gabriel tem 19 anos e ainda não atuou profissionalmente pelo Peixe. Já Vladimir é quatro anos mais velho, esteve emprestado ao Fortaleza em 2009 e disputou sete partidas pelo time principal do Santos, com dez gols sofridos.

Reunião no Tricolor quase acaba em confusão

Era para ser uma reunião normal do Conselho Deliberativo são-paulino. Porém, a disputa eleitoral fez com que o encontro da última quinta-feira se estendesse por longas quatro horas e rendesse momentos de tensão e muita discussão.

Os conselheiros só deixaram o Morumbi por volta da meia-noite. Antes, acompanharam o ataque feroz de integrantes da situação contra os dois principais nomes da oposição: Kalil Rocha Abdalla e Marco Aurélio Cunha.

Os discursos mais duros foram de Ataíde Gil Guerreiro, Julio Casares e Carlos Augusto Barros e Silva.

Marco Aurélio se defendeu, explicando que não antecipou o processo eleitoral, tampouco cantou o hino do Santos — um vídeo com a cena circula na internet —, mas apenas uma paródia. Já Kalil ficou em silêncio.

Antes da reunião acabar, Juvenal Juvêncio ainda aproveitou para fazer uma defesa do CT de Cotia. Ele apresentou um vídeo de dez minutos de duração destacando os títulos conquistados pelas categorias de base e relembrando todos os atletas revelados no centro de treinamento.

Unanimidade
Só houve consenso na reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo durante a votação da camisa retrô em homenagem a Leônidas da Silva. O time vai utilizar o modelo número um contra o Criciúma, na próxima quinta-feira, no Morumbi, e o modelo dois diante do Coritiba, no domingo seguinte, no Couto Pereira.

A utilização dos uniformes retrôs foi a forma que o Tricolor encontrou para homenagear Leônidas, que completaria cem anos no próximo dia 6. Também chamado de Diamante Negro, o artilheiro da Copa do Mundo de 1938 defendeu o São Paulo entre 1942 e 1950.

À esquerda, a camisa que será usada contra o Criciúma e ao centro a camisa do duelo com o Coxa
Na estratégia 
Aliados de Kalil, os ex-presidentes do Tricolor José Dallora, Mesquita Pimenta, Fernando Casal de Rey e Paulo Amaral não estiveram na reunião de quinta, a fim de esvaziá-la.

30 de agosto de 2013

Coluna deste sábado

Quer ampliar a página para ler as notas menores? Então clique aqui.

Lusa teme arbitragem de Heber contra o Bahia

A Lusa só começa a jogar contra o Bahia a partir das 18h30 deste sábado, mas a diretoria já está preocupada com o duelo desde o anúncio de Heber Roberto Lopes como árbitro da partida.

“Fomos muito prejudicados nos últimos jogos em que ele apitou”, reclama o vice-presidente de futebol rubro-verde, Roberto dos Santos. O dirigente se refere às derrotas para Botafogo e Vasco, duas vezes, no Brasileiro do ano passado.

"Teve um gol impedido e a expulsão do Valdomiro diante do Vasco, um pênalti não dado e a anulação de um gol legítimo contra o Botafogo... e por aí vai", relembra Roberto.

Revoltada, a Lusa fez uma representação contra Heber na CBF, exigindo que ele não apitasse mais seus jogos. “Estamos bastante preocupados, ainda mais porque teremos um adversário direto na briga contra o rebaixamento, que é o Bahia”, projeta Roberto, lamentando o fato de a Portuguesa ocupar a penúltima posição, com apenas 13 pontos.

Heber Roberto Lopes ainda não havia apitado partidas da Lusa nesta temporada
Portuguesa e Bahia já se enfrentaram duas vezes nos últimos nove dias, porém, os jogos tiveram equipes reservas — tanto Guto Ferreira quanto Cristovão Borges abriram mão da Copa Sul-Americana em nome do Brasileirão.

Nesta noite, a Lusa terá força máxima e jogará com: Lauro, Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Souza e Moisés; Gilberto e Diogo.

Paulo Nobre vira alvo de cornetas após vender Vilson e detonar crise no Palmeiras

A semana começou muito bem para o presidente palmeirense Paulo Nobre e está terminando de maneira completamente diferente. Na segunda-feira, ele foi elogiado por todos os grupos políticos do clube durante a festa pelos 99 anos do Verdão, em um buffet.

A eliminação para o Atlético-PR na Copa do Brasil, na quarta-feira, começou a mudar o quadro. E Nobre deu motivos com sua entrevista revoltada pós-jogo. "O presidente só se esqueceu que o Palmeiras de hoje está na Série B e o Atlético encontra-se no G4 da Série A", adverte um integrante do COF.

O entendimento de muitos é que Paulo Nobre criou uma crise desnecessária, levando em conta que o principal objetivo do Palmeiras no ano é voltar para a Série A do Brasileiro, algo que está muito bem encaminhado.

O clima piorou de vez com a confirmação da venda de Vilson para o Stuttgart, da Alemanha. "Ter colocado o Vilson em campo foi um enorme ato de amadorismo. Não à toa que ele jogou tão mal, comprometendo o time", critica Piraci Oliveira, ex-diretor jurídico do Verdão, inconformado com o fato de a venda ter sido confirmada horas antes da decisão.

Paulo Nobre não se conformou com a derrota por 3 a 0 do Verdão para o Atlético-PR
O valor de R$ 700 mil que o Palmeiras terá direito também revoltou muitos - havia uma cláusula no contrato que obrigava o clube a liberá-lo para o exterior em caso de proposta. "Ele era o único jogador do Grêmio que veio em definitivo. E aí o vendemos por essa mixaria?", acrescenta Piraci.

Hoje, José Carlos Brunoro, diretor-executivo do Palmeiras, esteve pela manhã no CT para uma conversa dura com o elenco. Ele também garantiu em entrevista coletiva que Gilson Kleina está mantido no cargo.

Timão: diretoria se irrita com chilique de Tite

A eterna lua de mel entre Tite e a diretoria do Corinthians foi interrompida depois da entrevista do técnico no vestiário do Pacaembu, na madrugada de ontem. Tudo porque o chefe criticou o elenco alvinegro, afirmando que ele não é suficientemente grande para encarar o Brasileiro e a Copa do Brasil juntos.

“Quero que o Tite diga qual clube no país tem mais elenco do que o Corinthians”, desafia um integrante da diretoria, revoltado com as declarações do treinador. “Ele nunca poderia fazer uma crítica dessas, ainda mais depois de termos o segurado lá atrás, quando ele foi eliminado pelo Tolima”, acrescenta.

A irritação geral tem fundamento: desde o ano passado, Edu Gaspar, Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves trabalharam para aumentar o grupo.

Pato, Renato Augusto, Cleber, Gil, Ibson e Maldonado foram alguns dos reforços para 2013, que fizeram da atual folha salarial a mais cara da história do Corinthians — são pouco mais de R$ 9 milhões por mês.

Tite reclamou da falta de peças do elenco após perder Guilherme e Renato Augusto, machucados
Desde que retornou ao Corinthians, em outubro de 2010, Tite já ganhou Libertadores, Mundial de Clubes, Brasileiro, Paulista e Recopa Sul-Americana. Ainda assim, seu trabalho começa a ser contestado pela apatia do time na grande maioria das partidas, desde a conquista do Mundial.

Coluna desta sexta-feira

Reprodução da minha coluna que está nas bancas do Diário de S. Paulo hoje.

Para ampliar a página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

29 de agosto de 2013

Carlos Miguel Aidar ganha força na situação tricolor


O anúncio da candidatura de Kalil Rocha Abdalla à presidência do São Paulo despertou o sinal de alerta no atual grupo da situação. O provedor da Santa Casa de Misericórdia tem atraído vários conselheiros para seu lado nos últimos dias.

Preocupado com a debandada, o presidente Juvenal Juvêncio tem feito reuniões frequentes com alguns dos líderes da situação, em busca de alternativas. E a principal discussão no momento é quem indicar para concorrer na eleição de abril de 2014.

No último encontro, surgiu com força o nome de Carlos Miguel Aidar, advogado e presidente do Tricolor entre 1984 e 88. O fato de já ter presidido o clube seria seu grande cartão de visitas.

Aidar já foi presidente
Os demais cotados nunca passaram perto da presidência. São eles: Carlos Augusto de Barros e Silva, atual vice-presidente; Roberto Natel, que é responsável pela agenda de shows do Morumbi; e Julio Casares, vice-presidente de Comunicação e Marketing.

Aidar segue ligado ao São Paulo e a Juvenal - seu escritório de advocacia é um dos responsáveis pela defesa do Tricolor em casos na Justiça.

O curioso é que Aidar é um dos poucos presidentes dos últimos anos que continua na situação. José Douglas Dallora, José Eduardo Mesquita Pimenta, Fernando Casal de Rey e Paulo Amaral anunciaram publicamente o apoio a Kalil.

Salários na Lusa estão atrasados... de novo

Eliminada na Copa Sul-Americana, vice-lanterna no Brasileirão, sem site oficial há quase 45 dias... Dá para ficar pior? Se o clube em questão for a Lusa, dá sim! Além de tudo isso, os salários no Canindé ainda estão atrasados.

Lá se vão dois meses sem receber os direitos de imagem e um mês sem o salário registrado em carteira. E estava mais complicado até o início da semana, quando a diretoria deu cheques aos atletas para o pagamento de um mês de direito de imagem.

Tudo para evitar que se completasse o terceiro mês de atraso nos direitos de imagem, que permitem a qualquer jogador procurar na Justiça a rescisão do contrato.

A crise financeira na Portuguesa é gravíssima. Ainda assim, o presidente Manuel da Lupa optou por abrir mão da Copa Sul-Americana - a equipe jogou com reservas nos dois confrontos com o Bahia e acabou eliminada.

Cañete em lance contra o Bahia; com os reservas, Lusa foi eliminado da Copa Sul-Americana
Desta maneira, deixou de ganhar R$ 500 mil, prêmio pago aos brasileiros que avançaram para a fase internacional do torneio.

No paredão 
E Manuel da Lupa recorreu à ajuda de sua mulher, Fátima, para tentar convencer o COF (Conselho de Orientação Fiscal) a ajudá-lo na pendência com o Banif. Dona Fátima implorou pela ajuda dos cofistas, alegando que todos os bens da família estão bloqueados.

Vale lembrar que a Justiça considerou ele e o vice-presidente, Luís Iaúca, responsáveis pelo empréstimo de quase R$ 40 milhões feito junto ao Banif, para a Portuguesa. O COF não se sensibilizou com o pedido de Dona Fátima na última terça.

Marin jura que deixa a CBF em abril de 2014

“Não tem a menor chance de eu tentar a reeleição. Pode escrever aí: saio da CBF em abril do ano que vem de qualquer jeito.” A promessa foi feita por José Maria Marin, presidente da CBF, ao DIÁRIO, depois de ele participar da festa dos 99 anos do Palmeiras, na segunda-feira.

Amigos de Marin chegaram a cogitar que ele poderia desistir de lançar Marco Polo Del Nero na próxima eleição, para estar à frente da CBF durante a Copa do Mundo. “Não tem nada disso. Farei minha parte e depois indicarei um candidato à minha sucessão”, assegurou o cartola.

No cargo desde março do ano passado, Marin entende que seu maior legado será a reconstrução da Granja Comary. “Vamos contar com um dos melhores centros de treinamento de futebol no mundo.

José Maria Marin vai trabalhar para fazer Marco Polo Del Nero o substituir
A Granja está ficando maravilhosa”, avalia o presidente, sem confirmar os gastos superiores a R$ 50 milhões. “Ainda não tenho os valores finais.” Marin também enche a boca para falar da nova sede da CBF, que deve ficar pronta em março do ano que vem, na Barra da Tijuca.

Limpa geral 
Apesar da forte ligação com Ricardo Teixeira, José Maria Marin demitiu cinco dos sete gerentes do mandato de seu antecessor. Isso em menos de um ano e meio de gestão.

Apoio dos boleiros 
Andrés Sanchez deve lançar até outubro sua candidatura à presidência da CBF. Por hora, o ex-comandante do Corinthians negocia o apoio de ex-jogadores famosos, como Roberto Carlos e Ronaldo.

28 de agosto de 2013

Coluna desta quinta-feira

Reprodução da minha coluna que sai no Diário de S. Paulo desta quinta-feira.

Para dar um zoom na página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Rodrigo Caio vira novo xodó de Juvenal Juvêncio

Foi-se o tempo em que o são-paulino Juvenal Juvêncio era fã confesso de Ademilson. O presidente perdeu o encanto pelo atacante e tem um novo xodó, também revelado nas categorias de base: Rodrigo Caio.

O volante, que também atua como zagueiro, é tido por Juvenal como o jogador mais moderno do elenco são-paulino. A amigos, ele não se cansa de dizer que o futebol de hoje exige atletas que saibam se adaptar a diversas funções, como Rodrigo Caio.

Os poucos conselheiros que ousaram criticar o volante recentemente conseguiram irritar profundamente o presidente. Juvenal, inclusive, já liberou o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, a discutir um aumento para o garoto.

Rodrigo Caio é titular absoluto com Paulo Autuori, seja como volante ou zagueiro
Todos os últimos técnicos que passaram pelo Morumbi perceberam rapidamente a admiração de Juvenal por Rodrigo Caio. "O Juvenal manda uns recados do tipo: esse menino não pode ficar de fora do time", revela um braço direito do presidente.

Paulo Autuori passou pelo momento de maior turbulência à frente do time com Rodrigo Caio sempre entre os titulares - o volante atuou nas três últimas partidas, contra Portuguesa, Flamengo e Fluminense, como zagueiro.

Timão tem folha salarial mais cara de sua história

Há um motivo pouco conhecido do público para a irritação da diretoria do Corinthians com as fracas exibições do time no Brasileirão e na Copa do Brasil: o atual elenco tem a folha salarial mais cara dos quase 103 anos da história alvinegra.

Apenas nos seis primeiros meses de 2013, o Timão desembolsou R$ 54,5 milhões com pagamentos de salários e direitos de imagem - o valor está registrado no balanço do clube.

Ou seja, a atual folha corintiana ultrapassa R$ 9 milhões por mês. Para ser mais exato, são necessários R$ 9 milhões e 80 mil por mês.

Os donos dos maiores salários são Alexandre Pato, Guerrero e Emerson Sheik, todos com ordenados superiores a R$ 500 mil/mês.

O técnico Tite também tem responsabilidade no aumento dos custos com o futebol. Sua última renovação, em outubro passado, lhe valeu um aumento de R$ 150 mil.

Alexandre Pato é dono do maior salário no Parque São Jorge; ele foi contratado para 2013
O time de hoje consegue ser quase R$ 300 mil/mês mais caro do que o campeão mundial e da Libertadores do ano passado. Além dos reforços contratados recentemente, há uma série de atletas que tiveram reajustes, como Romarinho, Danilo e Ralf. 

Em queda 
Se gasta mais com salários, o Timão de 2013 arrecada menos com direitos de TV, bilheteria e Fiel Torcedor na comparação com o primeiro semestre de 2012. A diferença foi de quase R$ 15 milhões.

27 de agosto de 2013

Coluna desta quarta-feira

Para dar um zoom na página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

São Paulo convence Wellington a ficar e desiste de contratar um novo volante

Wellington tinha duas propostas de clubes europeus
A menos que surja uma pechincha nos próximos dias, o São Paulo não vai mais contratar um volante. Desde o início de agosto, o Tricolor negociou com vários atletas, entre eles Felipe Mello, Bolatti, Jucilei...

O recuo tem explicação: a diretoria de futebol conseguiu convencer o volante Wellington a desistir de se transferir para o futebol europeu nesta janela de transferências. O garoto revelado na base tinha duas propostas do Leste Europeu.

Além da permanência de Wellington, há outro fator que tranquiliza a cúpula são-paulina: o zagueiro Antônio Carlos, na opinião do presidente Juvenal Juvêncio, estreou bem contra o Fluminense, no domingo.


Desta maneira, o técnico Paulo Autuori pode começar a utilizar Rodrigo Caio como volante, ganhando outra opção para o setor - vale lembrar que Rodrigo Caio atuou improvisado como zagueiro nas duas últimas partidas do Brasileiro.

O triunfo sobre o Flu por 2 a 1, com o Morumbi lotado, também causou na diretoria a impressão de que o atual elenco é suficiente para tirar o São Paulo da zona de rebaixamento.

Com 14 pontos, o Tricolor ocupa a antepenúltima colocação do Brasileiro - o time está a três pontos do Criciúma, primeiro fora do Z4. Detalhe: o São Paulo tem um jogo a menos do que o rival.

Protesto na Vila Belmiro teve músicas do Bozo e 'se gritar pega ladrão'

A indicação dos sete novos membros do Comitê de Gestão, realizada durante a noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, ficou marcada por protestos fora do estádio. Um grupo de torcedores recorreu a músicas do palhaço Bozo e à famosa "Se gritar pega ladrão" de Bezerra da Silva.

Os santistas ainda espalharam faixas contra o presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues, contra os R$ 40 milhões prometidos pela diretoria e contra o Comitê de Gestão. Tudo organizado pelo Movimento Popular Acorda Santista.

Vale a pena dar uma olhada nos vídeos:

1- Sátira da música do Bozo enquanto os conselheiros votavam sobre os novos integrantes do Comitê de Gestão:


2- Protesto com a famosa música de Bezera da Silva, que fala em "se gritar pega ladrão... não fica um, meu irmão".

Assunção cobra R$ 2 milhões do Verdão na Justiça

No dia de seu aniversário de 99 anos, o Palmeiras ganhou um presente de grego de um dos seus últimos ídolos: Marcos Assunção está cobrando na Justiça pouco mais de R$ 2 milhões do Verdão.

O primeiro processo foi aberto na quinta-feira passada. O atual volante do Santos exige R$ 670 mil pelo não pagamento dos direitos de imagem dos meses de novembro e dezembro. O Verdão tem 15 dias para apresentar uma defesa.

“O Marcos Assunção só entrou na Justiça depois de tentar todas as maneiras para receber. Ele conversou com diretor de futebol, com o diretor jurídico, com todo mundo que você possa imaginar. E não deu em nada”, explica o advogado Regis Villas Boas.

Já a segunda ação, referente ao direito de arena, será distribuída nas próximas horas. E a pedida é ainda mais pesada: R$ 1,4 milhão. “Temos mais de 20 processos de outros jogadores pela mesma causa contra o Palmeiras”, revela o advogado Leonardo Laporta.

O Verdão preferiu não se manifestar sobre as ações de Marcos Assunção, dizendo não tratar de questões judiciais via imprensa.

Paz e amor…
A gestão de Paulo Nobre à frente do Verdão tem sido marcada pela política da boa vizinhança. Com jeitinho, ele foi capaz de se aliar ao COF, ao grupo de Mustafá Contursi e até com seus antecessores. 

…com dias contados 
Porém, o presidente palmeirense ficará em uma sinuca de bico em breve. Se aprovar as contas do ex-presidente Arnaldo Tirone, irá contra o COF, que tanto tem lhe apoiado. Caso reprove, ficará mal com a turma de Tirone.

26 de agosto de 2013

Coluna desta terça-feira

Reprodução da minha coluna no Diário de S. Paulo desta terça-feira.

Para dar um zoom na página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Manuel da Lupa pede R$ 600 mil à Federação Paulista

Manuel da Lupa está na mira do COF lustiano
Em grave crise financeira, a Portuguesa recorreu à Federação Paulista de Futebol para tentar regularizar alguns dos salários atrasados. Na última semana, o presidente do clube, Manuel da Lupa, esteve na sede da entidade para pedir dinheiro.

Da Lupa conseguiu convencer o presidente da Federação Paulista, Marco Polo del Nero, a liberar R$ 600 mil. O dinheiro entrará nos cofres rubro-verdes como antecipação da cota de TV do Paulistão de 2014.

O problema maior é que o presidente da Portuguesa ignorou um acordo que havia feito com o COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), dias atrás. Na oportunidade, Da Lupa havia se comprometido a comunicar todas as suas ações relacionadas ao aspecto financeiro.

O presidente e seu vice, Luís Iaúca, estão em meio a um processo de R$ 40 milhões - eles adquiriram empréstimos para a Portuguesa em seus nomes e agora o Banco Banif, que cedeu o dinheiro, exige que eles sejam responsabilizados pelo pagamento.

A dupla, inclusive, teve todos os seus bens bloqueados até que uma decisão final da Justiça seja anunciada.

Na penúltima colocação do Brasileiro, a Portuguesa soma 13 pontos em 16 rodadas. Se o Náutico vencer as duas partidas que tem a menos, chegará aos 14 pontos e deixará a Lusa na lanterna.

Verdão lança sua camisa do centenário hoje

O Palmeiras apresenta na noite de hoje sua camisa em comemoração ao centenário. O modelo será lançado durante a festa dos 99 anos do clube, em uma casa noturna no bairro do Itaim, em São Paulo.

No entanto, alguns palmeirenses sortudos terão a chance de conhecer a nova camisa ao longo do dia. Explica-se: 22 modelos estão desde o início da manhã espalhadas pela cidade, vestindo o manto alviverde.

As gatas, posicionadas em grandes cruzamentos, ainda irão entregar corações infláveis aos torcedores palmeirenses. A ação é uma ideia do departamento de marketing do clube, que pretende impulsionar as vendas das camisas.

Antes, o marketing alviverde já havia feito campanha nas redes sociais e em emissoras de rádio convocando os torcedores a vestirem o uniforme palmeirense nesta segunda-feira, como homenagem aos 99 anos da função do time de Palestra Itália.

A festa desta noite promete reunir os principais nomes da política palmeirense. Paulo Nobre vai receber Mustafá Contursi, Arnaldo Tirone, Luiz Gonzaga Belluzzo, Serafim del Grande...

Corinthians pode perder rua no Parque São Jorge a qualquer momento

Essa é a rua que a Prefeitura promete tomar de volta 
A menos que consiga uma liminar de última hora, o Corinthians será obrigado a devolver nas próximas horas a rua que usa como estacionamento no Parque São Jorge. Na sexta, a Prefeitura de São Paulo entrou com mandado para executar a decisão da Justiça de retomada do terreno.

“O que as pessoas não estão entendendo é que vai morrer gente atropelada se essa questão não for bem resolvida”, alega o diretor jurídico do Timão, Luiz Busab, preocupado com o grande fluxo de pedestres na área que tem de ser devolvida ao estado.

A tendência é que o Corinthians seja obrigado a tirar a cancela instalada na entrada do clube, com a qual cobra estacionamento de seus associados e visitantes. Já que é do município, a área não pode estar fechada.

Desta maneira, qualquer cidadão poderia estacionar seu carro lá, sem pagar qualquer centavo ao Corinthians. "Isso pode ocorrer pelo menos até que tenhamos uma novidade no caso", explica Busab.

O Timão já aceita pagar para comprar o terreno, porém, a Prefeitura insiste em fazer uma licitação. O espaço havia sido cedido gratuitamente e sem concorrência em 1996 pelo então prefeito Paulo Maluf. Em 2009, no entanto, Gilberto Kassab entrou na Justiça para reaver o terreno.

Bancada alvinegra 
A possibilidade de perder a área na frente do Parque São Jorge pegou a diretoria alvinegra de surpresa. É que todos apostavam na força dos vereadores corintianos para brecar o processo.

Maluco beleza 
Apesar das últimas confusões em que se meteu, Emerson Sheik segue prestigiado no Corinthians. O presidente Mario Gobbi o considera maluco, mas adora seu estilo de jogo.

25 de agosto de 2013

Coluna desta segunda-feira

Reprodução da minha coluna que sai nesta segunda-feira no Diário de S. Paulo.

Para ampliar a página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Luis Alvaro segue dando as cartas no Santos


Lá se vão dez dias desde que Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro anunciou seu pedido de licença da presidência do Santos por um ano, alegando problemas de saúde.

No entanto, Laor, como também é conhecido, segue apitando — e muito! — na Vila. A definição dos sete nomes que vão compor o novo Comitê de Gestão do Peixe passou pelo crivo do presidente afastado.

Laor conseguiu que José Paulo Fernandes não tivesse qualquer outro membro de seu grupo no órgão — Fernandes foi o principal articulador do movimento que obrigou Luis Alvaro a deixar a presidência.

 Mas não para por aí. “Uma semana depois de pedir licença, ele apareceu em uma atividade social para receber homenagens como se estivesse com plenos poderes”, reclama o conselheiro Celso Leite.

Luis Alvaro se licenciou alegando problemas de saúde
Dono de seis títulos em três anos e meio como presidente, Luis Alvaro só se licenciou porque percebeu que o movimento que pedia seu impeachment havia ganhado muita força dentro da Vila Belmiro.

Mais santistas 
Presidente em exercício do Peixe, Odílio Rodrigues já escolheu os novos integrantes do Comitê de Gestão. A lista, que será anunciada na reunião desta segunda-feira, no Conselho Deliberativo, passa a ter cinco cartolas que vivem em Santos e apenas três em São Paulo.

Limpa à vista 
Logo após a posse dos novos integrantes do Comitê de Gestão, há a promessa de cortes em série no departamento de futebol santista. A ideia é fazer uma reformulação total.

24 de agosto de 2013

Coluna deste domingo

Reprodução da minha coluna do Diário de S. Paulo que chega às bancas neste domingo.

Para dar um zoom na página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Palmeiras já estuda renovação do contrato de Kleina

Kleina chegou ao Palestra Itália no ano passado
Gilson Kleina começou o ano bastante ameaçado de demissão no Palmeiras. Afinal, não havia conseguido evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileiro em 2012 e logo nos primeiros dias da temporada já haveria um novo presidente no Palestra Itália.

O tempo passou, Kleina foi mantido e praticamente encaminhou o retorno alviverde à elite do futebol nacional. Também largou com o pé direito na Copa do Brasil, após vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR na quarta-feira.

Agora, dentro da diretoria, já há quem defenda a ideia de renovar o contrato do treinador, que termina em dezembro deste ano. Assim, Kleina ficaria para o importante ano do centenário palmeirense.

Além dos bons resultados, conta a favor dele o fato de ter um salário pequeno para os padrões da categoria - ele fatura R$ 150 mil por mês. Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga e Muricy Ramalho, por exemplo, costumam custar R$ 700 mil.

O presidente Paulo Nobre já deixou claro que, apesar de toda a pompa pelos cem anos do Verdão, não haverá grandes investimentos em 2014, pela atual condição financeira do clube. O que só joga ainda mais a favor do atual treinador.

Após 16 rodadas, o Palmeiras soma 40 pontos e lidera com alguma folga a Série B do Brasileiro. A diferença para o Joinville, primeiro time fora da zona de classificação, é de 13 pontos.


Caixa aceita garantias bancárias do Corinthians e financiamento da arena enfim vai sair

Estádio já está com 84% das obras concluídas
A interminável novela envolvendo a liberação dos R$ 400 milhões de financiamento para o futuro estádio do Corinthians vive seus últimos capítulos. Ontem, o departamento jurídico do Timão foi informado de que a Caixa Econômica aceitou as garantias bancárias.

Era o que faltava para o dinheiro sair das contas do banco e chegar ao fundo que administra a Arena Corinthians. "A coisa andou e devemos ver essa questão finalizada nos próximos dias", confirma o diretor jurídico do Timão, Luiz Busab.

O clube usou seu prédio administrativo no Parque São Jorge como garantia para o caso do não pagamento do financiamento. É neste edifício, por exemplo, que todas as decisões alvinegras são tomadas.


O quinto andar é ocupado pelo presidente Mario Gobbi e toda sua diretoria. O prédio ainda abriga a TV Corinthians, salas dos demais departamentos e no térreo está o museu alvinegro.

A expectativa da diretoria alvinegra é de que o dinheiro esteja na conta até o final da próxima semana, para alívio da Odebrecht, construtora responsável pelo estádio e que já desembolsou mais de R$ 500 milhões na obra.

Antes de se acertar com a Caixa, o Corinthians tentou por meses um acerto com o BNDES. Porém, o Banco Nacional do Desenvolvimento exigia que as garantias bancárias fossem dadas pela Odebrecht, o que não aconteceu.

A Arena Corinthians já está com 84% das obras concluídas e terá sua inauguração informal no final do mês de setembro, durante a festa de aniversário do clube - sócios, conselheiros e diretores assistirão a um show com Ivete Sangalo no estádio.

Juvenal promete sumir do Morumbi após a eleição

O torcedor são-paulino só vai escutar o nome do presidente Juvenal Juvêncio por mais alguns meses. Ele jurou aos aliados políticos que se desligará completamente do clube após a próxima eleição presidencial, marcada para abril de 2014.

“O Juvenal já assegurou mais de uma vez que sairá de cena no ano que vem”, garante o vice-presidente, Carlos Augusto de Barros e Silva. “Ele deixou claro que não vai aceitar qualquer cargo no São Paulo. Nem como vice, nem como diretor, nem nada.”

O presidente apontou duas justificativas para o sumiço futuro: o desgaste natural de quem presidiu o clube nos últimos sete anos e alguns problemas de saúde — Juvenal luta há tempos contra a diabetes e chegou a ser internado na última quinta-feira, em um hospital em São Paulo, em razão de nova recaída.

Antes de se desligar, porém, o mandatário vai brigar com todas as forças para eleger seu sucessor no Morumbi. Carlos Augusto, Roberto Natel e Julio Casares são os nomes mais comentados pela situação. Já a oposição, que teve apenas sete votos na última eleição, está bem encorpada com as presenças de Kalil Rocha Abdalla e Marco Aurélio Cunha.

Mais cotado para concorrer à presidência tricolor pela situação, Carlos Augusto de Barros e Silva promete sair da sombra de Juvenal caso eleito. “Vou ser presidente do meu jeito, que não é igual ao dele”, avisa.

Leco, como também é conhecido, explica que é muito menos centralizador do que o atual comandante tricolor. "Eu também tenho ótimo relacionamento com as pessoas", emenda.

Vale lembrar que Juvenal não pode mais se candidatar à presidência, pois já está há três mandatos. Inclusive, ele só se elegeu pela última vez graças a uma manobra política, já que o estatuto são-paulino só permite uma reeleição - no período, porém, o mandato foi prorrogado de dois para três anos, permitindo uma outra interpretação judicial.

23 de agosto de 2013

Coluna deste sábado

Reprodução da minha coluna no Diário de S. Paulo deste sábado.

Para dar um zoom na página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Site da Lusa completa um mês fora do ar

Na zona de rebaixamento do Brasileirão, praticamente eliminada na Sul-Americana, em grave crise financeira... e sem site oficial há um mês. Eis um resumo da atual situação da Portuguesa nos últimos meses da gestão de Manuel da Lupa.

O portal da Lusa está fora do ar desde 20 de julho e não deve retornar antes do início de setembro - uma nova agência foi contratada para começar a desenhá-lo do zero.

Mensagem do site da Portuguesa, fora do ar desde 20 de julho
O motivo que levou a Portuguesa a perder sua principal ferramenta de comunicação por tanto tempo é que chama atenção, e retrata bem o momento do clube. O filho do presidente, Manezinho da Lupa, que é vice-presidente de comunicações, exigiu as senhas da Webradio Lusa, a fim de rebater as críticas de alguns ouvintes.

A empresa que cuida da Webradio, a mesma que até então desenvolvia o site oficial, se recusou a ceder as senhas. Manezinho então ordenou o corte dos pagamentos pelos serviços da Webradio e do site. Respaldada por uma cláusula contratual, a empresa tirou o site do ar.

"Pelo que eu tenho visto, ainda levará um tempinho grande para um outro site entrar no ar", avisa um funcionário da Lusa, revoltado com a atuação do vice-presidente de comunicação lusitano. "Coitados dos funcionários dele. O cara não entende nada de comunicação", acrescenta.

Zinho já fala grosso no Santos e recebe elogios

Os primeiros dias de Zinho como gerente de futebol do Santos serviram para mostrar que o ex-meio-campista da seleção chegou prestigiado à Vila Belmiro. Pelo menos, a diretoria tem lhe concedido todo o moral do mundo.

Foi Zinho quem decidiu pela contratação de Renato Abreu, que havia rescindido com o Flamengo. Alguns dirigentes torceram o nariz para o meia, que deixou o Rio por causa de problemas de indisciplina. Mas o gerente santista o bancou.

Antes da vitória sobre o Grêmio, Zinho deu outra prova de seu prestígio. Ele se meteu na tradicional conversa dos jogadores no vestiário, a minutos de a bola começar a rolar. Zinho pediu a palavra e foi o primeiro a falar, deixando o capitão Edu Dracena para um segundo momento.

"Não se ganha apenas com a bola no pé. Eu quero ver vocês dando o sangue. Correndo atrás dos três pontos. Hoje é dia de sair daqui com a vitória", disse Zinho, relembrando seus tempos de jogador. Dracena apenas endossou seu discurso.

Zinho chegou a receber críticas da torcida do Santos em sua chegada
O presidente em exercício do Peixe, Odílio Rodrigues, tem garantido a amigos que está satisfeito com os primeiros dias de Zinho no cargo - ele foi apresentado em 12 de agosto. O triunfo sobre o Grêmio por 1 a 0, inclusive, teve bastante a ver com as palavras fortes do gerente, de acordo com Odílio.

Crizam César de Oliveira Filho, nome de batismo de Zinho, tem 46 anos e já trabalhou como gerente de futebol no Flamengo até o início deste ano, quando acabou demitido.

Agente de Wesley está na Europa para negociá-lo

Apesar de a negociação entre Palmeiras e Atlético-MG ter esfriado, ainda é cedo para o torcedor alviverde comemorar a permanência de Wesley no Palestra Itália. Isso porque a diretoria ainda espera vendê-lo para o mercado europeu.

Inclusive, o agente de Wesley, Hugo Garcia, está na Espanha. Ele embarcou no início da semana para definir a venda do zagueiro Gabriel Paulista para o Villarreal. "Continuo aqui, vendo algumas coisas", explicou Hugo.

"Prefiro não falar a respeito da situação do Wesley. Até porque qualquer palavra agora pode atrapalhar", despistou o agente, que tem conversas com times espanhóis e portugueses.

A intenção palmeirense de vender o volante tem justificativa: a questão financeira. O Palmeiras o contratou do Werder Bremen, da Alemanha, em março do ano passado, porém ainda não pagou qualquer das parcelas que totalizam o custo de R$ 18,4 milhões.

A transação foi financiada por um banco e duas das prestações de 2 milhões de euros já venceram. Há uma terceira parcela a ser paga ainda nesta temporada. Vale lembrar que o negócio foi fechado na gestão passada, do ex-presidente Arnaldo Tirone.

Wesley é titular absoluto de Gilson Kleina e vive atualmente seu melhor momento desde que foi contratado. O próprio Wesley admite que não jogava tão bem desde 2010, quando foi campeão paulista e da Copa do Brasil pelo Santos.

Timão: tropeço contra Luverdense faz presidente Gobbi convocar reunião emergencial

Gobbi se revoltou com derrota na Copa do Brasil
A derrota para o Luverdense, da Série C do Brasileiro, na quarta-feira, não foi bem digerida pelo presidente corintiano Mario Gobbi. A fim de dar um basta no mau futebol do time, ele convocou uma reunião emergencial com toda a diretoria nesta quinta-feira.

Roberto de Andrade, Duílio Monteiro Alves, Edu Gaspar, além de outros homens de confiança do presidente estiveram trancados em uma sala do quinto andar do prédio administrativo do Parque São Jorge entre as 16h30 e as 20h no intuito de pensar em soluções para que o Timão não repita mais o futebol pobre de quarta-feira.

Antes mesmo do tropeço na Copa do Brasil, Gobbi já havia sido cobrado por conselheiros em razão da apatia demonstrada pela equipe de Tite em algumas partidas do Brasileiro.

Na reunião desta quinta, os dirigentes falaram bastante sobre as consequências do beijo de Emerson em um amigo. A maioria entendeu que foi uma exposição desnecessária e negativa, mas não se falou em punição.

O grupo também debateu sobre reforços e chegou à conclusão de que o mercado não oferece agora alternativas que cheguem para resolver alguma carência - o gol, a lateral esquerda e o meio-campo foram os mais discutidos.

Por fim, os dirigentes conversaram para buscar formas de motivar o time. Bicho maior, ameaça de multa, negociação com o exterior... Houve quem defendesse uma reformulação drástica no elenco em dezembro, a fim de contar apenas com quem "ainda tem sangue nos olhos".

Sem nomes
Alguns líderes dos diferentes grupos de oposição do Corinthians já promoveram dois jantares, a fim de discutir alternativas para a eleição presidencial, no fim de 2014. Porém, não há qualquer consenso.

22 de agosto de 2013

Coluna desta sexta-feira

Para aumentar a página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Autuori corta folga e causa chiadeira entre atletas

O São Paulo é o único dos grandes de São Paulo que não jogou neste meio de semana. Tempo para descanso, certo? Errado. Paulo Autuori resolveu aproveitar a folga no calendário para tentar enfim acertar seu time.

E acabou irritando alguns jogadores. Tudo porque ele cortou a folga da última segunda-feira. A delegação, que empatou em 0 a 0 com o Flamengo no domingo, em Brasília, desembarcou horas mais tarde e teve de trabalhar normalmente no dia seguinte.

Técnico do Tricolor, Paulo Autuori não deu folga ao elenco na última segunda-feira
Os atletas com mais nome contavam com o dia livre para curtir a família, alegando que passaram bastante tempo fora de casa nas últimas semanas, principalmente por causa da excursão tricolor pela Europa e pelo Japão.

O Tricolor volta a campo apenas no domingo, quando recebe o Fluminense, em rodada do Campeonato Brasileiro. A próxima folga ocorrerá somente na segunda-feira. Ao longo desta semana, serão oito sessões de treinamento.

Com apenas 11 pontos conquistados em 14 jogos, o São Paulo ocupa a 19ª e penúltima colocação no Brasileiro, à frente apenas do Náutico. A diferença para o primeiro time fora da zona de rebaixamento é de quatro pontos - a Ponte surge no 16º lugar, com 15 pontos.

Já Autuori sabe que essa semana é decisiva para seu futuro no Morumbi. Ele vivia reclamando que não consegue dar padrão de jogo ao time por falta de tempo para treinar.


Copa do Brasil paga quase tanto quanto a Libertadores

Apesar de ser tratada como patinho feio, a Copa do Brasil de 2013 vai ser mais rentável em termos de premiação do que a Libertadores. Os dez times que já participaram das três primeiras fases são a maior prova.

Santos, Botafogo, Internacional e companhia já embolsaram R$ 1 milhão com prêmios pagos pela CBF - foram R$ 300 mil na primeira fase, outros R$ 300 mil na segunda e R$ 400 mil na terceira.

Título da Copa do Brasil, que valeu R$ 4,2 milhões no ano passado, agora garante R$ 6 milhões
A partir de agora, com a entrada dos clubes que disputaram a Taça Libertadores, os valores serão ainda maiores. A participação nas oitavas de final vale R$ 500 mil, nas quartas de final R$ 700 mil e na semifinal R$ 800 mil.

Em caso de título, a CBF promete pagar mais R$ 3 milhões. Já o vice-campeão embolsa R$ 1,8 milhão. Assim, a conquista da Copa do Brasil neste ano renderá um total de R$ 6 milhões, após 14 jogos.

Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que foram eliminados logo nas oitavas de final da Libertadores, só levaram para casa R$ 2 milhões com premiações pagas pela Conmebol, apesar de o torneio sul-americano ser muito mais importante do que a Copa do Brasil.

Pensando nisso, o diretor financeiro do Corinthians, Raul Corrêa, está tentando organizar a formação de um bloco de grandes times brasileiros e sul-americanos para reivindicar um aumento nos prêmios pagos pela Conmebol a partir de 2014.

'Pedida europeia' faz Timão ficar fora do Fifa 2014

Capa do jogo Fifa 2014, com o craque Messi
Na condição de atual campeão mundial, o Corinthians resolveu endurecer as negociações com EA Sports para fazer parte do game "Fifa 2014". O departamento de marketing alvinegro exigiu receber o mesmo que os grandes clubes europeus.

Algo como 70% a mais do que o valor oferecido e pago a São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo e companhia. A EA Sports não cedeu e a conversa foi ficando cada vez mais tensa.

Por isso, um dos games mais populares de futebol do mundo chegará às lojas em setembro sem o Corinthians. Pelo menos, o Corinthians oficial, porque haverá um Timão adaptado.

O tal clube de preto e branco, de São Paulo, não contará com o distintivo do Corinthians, tampouco os patrocinadores. Os jogadores também poderão ter outros nomes.

Campeonato Paulista vai perder duas datas e deverá contar com novo formato

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, vai interferir no calendário de quase todos os campeonatos da próxima temporada. O Paulistão, por exemplo, terá de ser repensado, pois perderá duas datas — em vez das 23 rodadas dos últimos anos, haverá 21.

A revelação foi feita por Marco Polo Del Nero aos demais dirigentes da Federação Paulista, entidade que ele comanda, em reunião para ser discutido um novo formato.

Taças de campeão e vice do Paulistão
O braço direito de José Maria Marin na CBF sonhava em contar com um campeonato disputado por pontos corridos, mas a falta de datas o fez desistir da ideia.

Outra possibilidade levantada é a de o Paulistão ter dois grupos com dez times – cada chave ficaria com dois grandes. A primeira fase seria realizada com jogos em turno e returno dentro do mesmo grupo. Os dois melhores de cada lado passariam à semifinal, em duelo único. Somente a final contaria com ida e volta.

A definição será conhecida em outubro, quando Marco Polo receberá na Federação Paulista os presidentes dos 20 clubes que integram a Série A-1 para o congresso técnico.

21 de agosto de 2013

Coluna desta quinta-feira

Para aumentar a página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Santos: Comitê de Gestão está garantido

Apesar da renúncia de todos os seus integrantes, o Comitê de Gestão do Santos vai seguir existindo. E o presidente em exercício do Peixe, Odílio Rodrigues, já trabalha inclusive na escolha de outros nomes.

Os mais cotados na Vila Belmiro são os de Álvaro de Sousa e José Paulo Fernandes. Álvaro chegou a fazer parte do Comitê de Gestão até o início de julho, mas abriu mão após a polêmica do contrato entre o clube e a CSU, da qual ele faz parte.

Odílio Rodrigues assumiu o Santos após o pedido de afastamento de Luis Alvaro
Já José Paulo Fernandes teve papel decisivo no pedido de licença de Luis Alvaro Ribeiro da presidência santista por um ano. Dias antes do anúncio, Luis Alvaro sentiu realmente que corria risco de impeachment em conversa com José Paulo.

A decisão de manter o Comitê de Gestão em atividade é inquestionável, até porque o órgão está no estatuto do clube. Só seria possível alterá-lo mediante aprovação do Conselho Deliberativo.

A maior crítica ao Comitê de Gestão é em relação à burocracia que ele acarreta. Como todas as decisões precisam passar pelo crivo do órgão, que reúne seus integrantes apenas às quartas-feiras, o Peixe já deixou de contratar jogadores importantes.

Conselheiros do Timão se revoltam com Sheik

Emerson começa na reserva contra o Luverdense hoje
O famoso beijo que Emerson Sheik deu na boca de um amigo ainda está rendendo história no Parque São Jorge. Depois de algumas torcidas organizadas se manifestarem contra o ato, foi a vez de conselheiros alvinegros pegarem no pé do atacante.

"Ele é jogador do Corinthians, ídolo de milhões de pessoas e tem de saber que serve de exemplo. Se não se importar com nada disso, que vá procurar outro clube", reclama um braço direito do presidente Mario Gobbi. Por falar em Gobbi, já sobrou para ele também.

Um grupo de pessoas influentes no mundo corintiano promete cobrar uma posição do presidente. “Ou ele se manifesta ou vai virar palhaçada”, emenda outro conselheiro. Emerson Sheik publicou em sua página no Instagram a imagem de um selinho que deu em um conhecido chef de cozinha de São Paulo. Na oportunidade, o próprio atacante já previa que causaria confusão.

Coincidência ou não, ele será reserva nesta noite, quando o Timão faz sua estreia na Copa do Brasil de 2013, contra o Luverdense, no Mato Grosso.

Tricolor: Marco Aurélio vai sair como vice de Kalil

Kalil Rocha e Marco Aurélio estão juntos
A oposição são-paulina deu ontem um golpe de mestre na briga pela cadeira de presidente, ocupada por Juvenal Juvêncio: Kalil Rocha Abdalla anunciou sua renúncia ao cargo de diretor jurídico para se lançar candidato à presidência em abril de 2014.

A decisão teve o dedo de Marco Aurélio Cunha, ciente de que teria chances menores de vencer. “O Kalil não tem rejeição alguma dentro do clube, enquanto eu incomodei alguns por ter sido o causador das mudanças”, avalia Marco Aurélio.

Kalil é benquisto por gente da situação e da oposição. Seu estilo conciliador e os excelentes resultados à frente da Santa Casa, onde atua como provedor, lhe concedem credibilidade. A única crítica é que ele conhece pouco a parte social tricolor.

A indicação de Kalil não altera os planos de Marco Aurélio — ele seria o vice-presidente de futebol em caso de triunfo da oposição. “Não desisti de nada. Pelo contrário. Nossa chapa ficou ainda mais forte com a chegada do Kalil”, finaliza o conselheiro.

Fora de área
Kalil Rocha Abdalla pretendia entregar sua carta de renúncia da diretoria jurídica do Tricolor a Juvenal Juvêncio, porém, o presidente tricolor não apareceu no Morumbi ontem — ele viajou para a sua fazenda. 

Velho fantasma...
Ramalho já deixou o São Paulo há sete anos, mas ainda rende dor de cabeça. Na segunda, o Tricolor teve negado pela Justiça o recurso que o condena a pagar ao volante 5% dos direitos de arena da Libertadores e da Recopa de 2006.

...no Morumbi
Algumas dezenas de jogadores processam o São Paulo com a mesma alegação. Entre eles, Arouca, Borges, Dagoberto, Diego Tardelli, Josué...

Primeiro lugar
A Globo conseguiu média de 17 pontos de audiência com Flamengo x São Paulo. Foi o melhor resultado em um domingo neste Brasileirão, ao lado de Corinthians x São Paulo.

Paulistão de 2014 vai ficar mais enxuto

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, vai interferir no calendário de quase todos os campeonatos da próxima temporada. O Paulistão, por exemplo, terá de ser repensado, pois perderá duas datas — em vez das 23 rodadas dos últimos anos, haverá 21.

A revelação foi feita por Marco Polo Del Nero aos demais dirigentes da Federação Paulista, entidade que ele comanda, em reunião para ser discutido um novo formato.

Troféus para o campeão e o vice do Paulistão, estadual mais importante do país
O braço direito de José Maria Marin na CBF sonhava em contar com um campeonato disputado por pontos corridos, mas a falta de datas o fez desistir da ideia.

Outra possibilidade levantada é a de o Paulistão ter dois grupos com dez times – cada chave ficaria com dois grandes. A primeira fase seria realizada com jogos em turno e returno dentro do mesmo grupo. Os dois melhores de cada lado passariam à semifinal, em duelo único. Somente a final contaria com ida e volta.

A definição será conhecida em outubro, quando Marco Polo receberá na Federação Paulista os presidentes dos 20 clubes que integram a Série A-1 para o congresso técnico.

20 de agosto de 2013

Coluna desta quarta-feira

Para aumentar a página, basta clicar aqui.

Terceira camisa da Lusa vai ser cinza

Um dos terceiros uniformes da Lusa, em preto
A Portuguesa resolveu inovar em sua terceira camisa de 2013. O modelo, que deverá ser apresentado até o início de setembro, terá a cor cinza, inédita nos 93 anos de história rubro-verde.

O segredo da cor estava sendo guardado a sete chaves no Canindé. "Só não posso te dizer a cor que escolhemos", tentou despistar o diretor de marketing da Lusa, Fábio Porto.

Além do cinza, a nova camisa traz algumas outras novidades, como a inspiração em uma época medieval, de acordo com Fábio. "Fizemos um modelo que remete aos guerreiros torcedores da Portuguesa", explica.

"O que dá para garantir é que será uma camisa completamente diferente de tudo o que já se viu no mercado", acrescenta o diretor de marketing.

A Lusa já teve algumas versões de terceiras camisas nos últimos anos, nas seguintes cores: dourado, preto, grená, vermelho e preto novamente. O clube também tem investido em uniformes que remetam a antigos ídolos, como Dener e Capitão.

Coluna desta terça-feira

Reprodução da minha coluna no Diário de S. Paulo que está nas bancas.

Para dar um zoom na página e conseguir ler as notas menores, clique aqui.

Concentração da Era Pelé está em ruínas

Pelé na Chácara Nicolau Moran
Os santistas mais antigos certamente já ouviram falar da Chácara Nicolau Moran. Era no espaço de 60 mil metros quadrados, à margem do quilômetro 34 da Rodovia Anchieta, onde Pelé, Coutinho, Pepe & Cia. se concentravam, na década de 1960.

Apesar do passado sagrado, a chácara está completamente abandonada. Muitas das paredes da casa que já hospedou o maior time de futebol do país estão ruindo, por causa das raízes de árvores vizinhas.

Os objetos também foram todos saqueados. Já o gramado se transformou em um matagal com mais de 1,80 metro. “Nós ficamos horrorizados com o que vimos”, revela o conselheiro santista Orlando Rollo.

Pior: o Santos quase vendeu esse patrimônio histórico por R$ 800 mil. Porém, uma comissão de alvinegros vetou a transação, por considerá-la prejudicial ao clube.

Em 2009, o Peixe firmou convênio com o São Bernardo Futebol Clube, cedendo o espaço por cinco anos. O time do ABC, no entanto, abandonou o local e já tentou algumas vezes rescindir o contrato de aluguel.

À procura
Um grupo de santistas tenta convencer a diretoria a desistir da busca por um terreno na cidade para construir o CT das categorias de base. O mais óbvio, para eles, é fazer esse CT na Chácara Nicolau Moran.

Mais opções
Além do CT da base, outras sugestões dos cartolas para a chácara são transformá-la em um hotel fazenda para os sócios ou em uma concentração para o time profissional.

19 de agosto de 2013

Tricolor já gastou R$ 40 milhões com obras no Morumbi

Apesar de estar fora da Copa do Mundo, o estádio do Morumbi segue custando caro para o São Paulo. Muito caro, por sinal. O Tricolor encerrou recentemente as obras de revitalização de sua arena ao custo de R$ 40 milhões.

O número foi confirmado pelo diretor financeiro do São Paulo, Osvaldo Vieira de Abreu. Tanto dinheiro foi utilizado nos últimos três anos, com uma série de melhorias em todos os setores.

Cadeiras vermelhas custaram aos cofres do Tricolor R$ 10 milhões
Por exemplo, as cadeiras. Todos os 62 mil assentos do Morumbi foram trocados, em operação que custou pouco mais de R$ 10 milhões. As cadeiras amarelas, azuis e laranjas deram lugares a vermelhas.

O presidente Juvenal Juvêncio também gastou com a modernização dos corredores internos do Morumbi, que agora lembram os de shoppings, com a reforma de todos os banheiros e com a revitalização de camarotes.

No entanto, um investimento desta ordem gera algumas críticas no clube. Só como comparação, vale dizer que mais da metade do dinheiro obtido com a venda de Lucas para o PSG se foi no estádio. O meia, comprado pelo time francês em janeiro deste ano, valeu aos cofres são-paulinos a bagatela de R$ 75,5 milhões.

Já a cobertura do Morumbi segue sem novidades. O clube garante que depende da Andrade Gutierrez para a constituição de um fundo que vai cuidar da obra, avaliada em mais de R$ 380 milhões. Detalhe: tamanho atraso inviabilizará que Juvenal a inaugure antes de deixar a presidência.

Supervalorizado, Corinthians vê até seu gerente de futebol receber proposta europeia

O assédio do mercado europeu sobre o Corinthians não se resume aos jogadores. Uma empresa com sede em Londres, na Inglaterra, procurou recentemente o gerente de futebol Edu Gaspar, disposta a levá-lo para o Velho Continente.

A empresa é uma das maiores do mundo e atua em diversos segmentos do futebol, como agenciamento de atletas, busca de patrocínios e marcação de amistosos. Entre seus clientes estão ninguém menos do que o francês Franck Ribéry e o holandês Arjen Robben, ambos do Bayern de Munique.

Edu Gaspar começou a trabalhar como gerente de futebol no Corinthians em 2011
“Eles gostariam que eu assumisse o comando da empresa em um país europeu, mas eu descartei a possibilidade na hora. Estou muito feliz com meu trabalho no Corinthians e ainda tenho bastante coisa para aprender aqui”, justifica o gerente.

No Parque São Jorge desde 17 de março de 2011, Edu teve papel importante na montagem do time que foi campeão da Libertadores e do mundo no ano passado. Hoje, é adorado pelos superiores e anda cheio de moral com o elenco.

Vapt-vupt
Antecessor de Edu Gaspar, o ex-zagueiro William Machado só durou dois meses como gerente de futebol do Timão. “É preciso entender que existe hierarquia quando se chega a esse cargo”, avalia Edu.

O cansado... 
No dia seguinte a cada jogo do Corinthians, todos os atletas são submetidos a um exame para diagnosticar o nível de cansaço. E, inevitavelmente, o meia Renato Augusto é o líder dessa estatística.

...e o queridinho
Mesmo afastado dos campos por dois meses, o volante Guilherme caiu nas graças de Mario Gobbi. O presidente não se intimida em apontá-lo como uma das melhores contratações de sua gestão.

Coluna desta segunda-feira

Reprodução da minha coluna que sai nesta segunda-feira no Diário de S. Paulo.

Quer aumentar a página para conseguir ler as notas menores? Então clique aqui.