Blog do Jorge Nicola: junho 2013

30 de junho de 2013

O que os familiares dos jogadores da seleção disseram para os craques

Eu e Alex Sabino fizemos uma matéria bem bacana na edição de hoje do Diário de S. Paulo. Fomos atrás dos familiares dos jogadores da seleção, para saber o que eles tinham a dizer para os atletas antes da final contra a Espanha. Abaixo, você confere as mensagens:



Juarez Guedes
(pai do Fred)
"Fredinho, fique tranquilo, pois sua mãe (que já morreu) está tomando conta para que você ajude o Brasil a trazer essa Copa das Confederações para nós"







Anna Beatriz
(filha do Paulinho)
“Papai, um beijo e eu te amo. Você é o meu Bundão”



Suely Emboaba
(mãe do Oscar)
“Filho, o começo não foi nada fácil. Para tentar suprir a ausência do seu pai (morreu quando ele tinha três anos), tive que me transformar em várias para dar conta do trabalho, da casa e para te acompanhar nos jogos. Não queria que você ficasse triste, então eu ia para todo lado. Também me lembro das várias vezes que discuti com outras mães, que não gostavam de ver que você sempre jogava. Mas valeu muito a pena e estou comemorando muito cada vitória sua. Que hoje seja mais uma”

Espindola
(pai do Júlio César)
"Júlio, sua família e todo o país estão juntos torcendo por vocês. Entrem em campo e façam o que vocês sabem. Confiamos em vocês. E sua familia está aqui como sempre torcendo e te apoiando"





Erica Lima
(mulher de Hernanes)
“Meu amor, sou orgulhosa de ver mais um sonho teu sendo realizado, sei o quanto você se dedicou para isso acontecer e sei que vai alcançar seu objetivo, a vitória. Estou sonhando os teus sonhos! Te amo”






Luiz Dias
(pai do Luiz Gustavo)
“Posso dizer que sou o pai mais orgulhoso do mundo por ver meu filho tendo chegado aonde chegou. Vejo que valeu tudo o que nós fizemos juntos. E não foi pouco. Que hoje você entre em campo e faça um grande jogo, nos enchendo mais uma vez de orgulho”

Felipe Maia
(amigo de infância do Marcelo)
“Marcelo, queria te dizer que eu nunca imaginei que aquele menino que vinha de Xerém, todo animado, depois dos treinos no Fluminense, para jogar videogame na minha casa, pudesse chegar tão longe. E olha que você já era craque com a bola, embora fosse pato na hora do videogame. Vai ser sensacional te ver com a camisa da seleção em plena final da Copa das Confederações contra a Espanha. Toda sorte do mundo”

Regina Célia Moreira Marinho
(mãe do David Luiz)
“Meu filho, tenho de confessar que às vezes é até difícil acreditar que você chegou tão longe. Mora na Europa, é ídolo lá e ainda defende a camisa da seleção brasileira. Hoje, vai fazer a final contra a Espanha, em pleno Maracanã. Mesmo todo machucado, você está sempre em campo, dando a vida pelo nosso país. Continue sendo esse exemplo de filho e de homem! Você já é o nosso campeão”  


Elaine
(sogra do Thiago Silva)
“O Filé para mim é mais do que um filho e sabe que pode contar comigo para o que for. O Thiago é um menino de ouro, tem um coração puro e honesto. É um idealista. Tem verdadeira paixão pelo que faz. Ainda é muito responsável, disciplinado, se exige demais. Como pai... vou resumir: meus netos são apaixonados por ele. Como marido, ele tira de letra qualquer TPM. É muito carinhoso com minha filha. Por tudo isso, só posso desejar toda sorte do mundo e dizer que, juntos, passaremos por esta Fúria. Te amo”

Thiago Moura
(irmão do Lucas)
“Meu irmão, queria te desejar muita sorte em mais esse momento especial na sua carreira. Você costuma dizer: ‘eu quero, eu posso, eu consigo’. Então, repita que você pode e nunca desista dos seus objetivos. Não abaixe a cabeça nunca, pois sua hora vai chegar e todos vão ver a raça, a determinação e a força que você tem. Sua força de vencer junto com os companheiros conquistou o Brasil. Estarei sempre ao seu lado te apoiando

Jonílson
(tio do Dante)
“Nós, que acompanhamos todas as dificuldades, tudo o que você sofreu para chegar neste momento, estamos muito orgulhosos. Não importa o que aconteça, você é um vencedor. Estaremos juntos para fazer a festa no Maracanã, porque acreditamos na vitória. Parabéns!”

Dario Assis Silva
(pai do Jô)
“Eu sempre te digo, mas não custa repetir: Jô, acerta o gol. Nada de bater debaixo da bola. Acerta ela no meio, tá? Além disso, queria dizer que você não para de me trazer alegrias. Primeiro, por ter sido o mais novo a jogar profissionalmente. Depois, por tudo o que já conquistou. E agora jogando pela seleção. Continue sempre assim”


Primeiro time de Daniel Alves foi o Palmeiras

Apesar de ser são-paulino assumido, Daniel Alves cresceu defendendo a camisa do Palmeiras. E por anos. É que seu pai, seu Domingos Alves da Silva, era fanático pelo Verdão e criou um time amador com o mesmo nome e a camisa original do clube paulista em Juazeiro, na Bahia.

A equipe de seu Domingos só contava com adultos e disputava torneios por todo o estado. Daniel Alves já era tão bom que se tornou a primeira criança a ser liberada para defender o Palmeiras baiano. 

O maior problema era fazer com que a camisa não parecesse um vestido no baixinho. “O Bebê sempre foi muito apaixonado pela bola. Ele até dormia abraçado a ela”, conta a mãe, Maria Lúcia Ribeiro da Silva, revelando o apelido que até hoje acompanha o lateral-direito entre os familiares.

Em pouco tempo, Daniel Alves se transformou no craque do Palmeiras baiano e virou a grande atração do time nas peladas de fim de semana — porque, de segunda a sábado, ele trabalhava na colheita de cebolas.

29 de junho de 2013

Coluna deste domingo (30/06)

Reprodução da minha coluna de domingo, na contra-capa do caderno de esportes do Diário de S. Paulo. Para conseguir dar zoom na coluna, basta clicar em "Coluna do dia", no lado esquerdo do blog.

Título vai devolver Brasil ao Top 10 do Ranking da Fifa

Além do gostinho de bater a Espanha, dona do melhor futebol do mundo, o título da Copa das Confederações ajudará — e muito — o Brasil a se livrar de um incômodo: sua posição no ranking da Fifa.

Apesar de pentacampeão mundial, o Brasil começou o mês de junho na pior colocação de toda a história, o 22 lugar, com 872 pontos. O triunfo sobre a Espanha amanhã levará o time de Felipão a 1.095 pontos, entre a oitava e a nona colocação.

Seria a volta ao “top 10” após um ano e dois meses de poucos pontos conquistados e uma queda vertiginosa — muito por culpa do fato de a seleção brasileira não disputar as Eliminatórias, que garantem bônus bem superiores aos dos amistosos.

Hoje, mesmo sem o confronto com os espanhóis, o Brasil já garantiu 162 novos pontos em junho, pulando para o 13º lugar.  Cada jogo da Copa das Confederações tem peso três, só menor do que as partidas do Mundial. A nova classificação será divulgada pela Fifa no dia 4 de julho.

Suspiro brasileiro
Desde maio do ano passado, quando caiu do 5º para o 11º lugar, o Brasil só despencou no ranking da Fifa: foi 12º, 13º, 14º, 18º, 19º e 22º.

Invasão contida
Um grupo de torcedores tentou arrombar o portão principal de São Januário, ontem à tarde, para ver o treinamento da seleção. A PM carioca precisou utilizar a força para evitar um arrombamento.

Verdão deve fechar com Luís Ricardo por pechincha

O Palmeiras ficou bem perto de um acerto para a contratação do lateral-direito Luís Ricardo, da Portuguesa. E por bem pouco. Além de ceder Ayrton por empréstimo ao Canindé até o fim do ano, o Verdão desembolsará R$ 300 mil.

Os clubes praticamente bateram o martelo ontem à noite. Resta agora que exista um acordo entre Palmeiras e Luís Ricardo, além de Portuguesa e Ayrton. Mas os dois jogadores já sabiam da negociação há dias.

Caso seja confirmado, Luís Ricardo ficará por empréstimo até dezembro no Palestra Itália, com preço fixado de compra - o mesmo vale para Ayrton.

Há somente um "porém". No Canindé, pegou muito mal a informação de que a Lusa liberaria seu melhor jogador por uma compensação financeira tão baixa. Antes da Copa das Confederações, por exemplo, o clube negociava com o mesmo Palmeiras, mas ainda pegaria Maurício Ramos e Maikon Leite.

Luís Iaúca, que tem participação nos direitos econômicos de Luís Ricardo, é um dos dirigentes que não engoliu bem a transação, conduzida pelo gerente de futebol Candinho.

Coluna deste sábado (29/06)

O tema de hoje da coluna é a recuperação da seleção no Ranking da Fifa depois da campanha na Copa das Confederações. Para dar um zoom na coluna, é preciso clicar em "Coluna do dia" no canto esquerdo do blog.

28 de junho de 2013

Ivete fará show no aniversário alvinegro no Fielzão

A festa de 103 anos de aniversário do Corinthians, marcada para setembro, promete. Primeiro, porque ela vai acontecer na Arena Corinthians - será o primeiro evento do futuro estádio alvinegro, que só deve abrir suas portas para um jogo de futebol em 2014.

Os organizadores garantem ter contratado Ivete Sangalo para se encarregar do show musical. Ela deve se apresentar em um palco improvisado atrás de onde vai ficar o gol virado para a Radial Leste, enquanto os convidados se sentarão em um dos lados da arquibancada.

A intenção da diretoria é impedir qualquer acesso ao gramado, com medo de danificá-lo. Vale lembrar que a cerimônia está marcada para o último fim de semana de setembro e, até lá, a grama já estará em fase avançada de crescimento.

Os ingressos para a festa ainda não estão à venda. Porém, é importante ressaltar que apenas os sócios do Corinthians e os conselheiros e diretores do clube terão direito à entrada.

Felipão coloca Lucas para escanteio

Queridinho da torcida, Lucas está ficando para escanteio na seleção de Luiz Felipe Scolari. E tudo por culpa de seu  fraco desempenho nos treinamentos do Brasil entre as partidas da Copa das Confederações, de acordo com a comissão técnica.

Lucas não saiu do banco de reservas nos dois últimos jogos, contra Itália e Uruguai. Hulk, seu concorrente direto, deu lugar ao volante Fernando nos minutos finais do confronto com a Itália e acabou substituído por Bernard diante dos uruguaios.

O atacante do PSG começou a perceber algo estranho no ar ainda na segunda rodada, nos 2 a 0 sobre o México. Felipão colocou quatro jogadores no aquecimento na volta do intervalo, mas ele, apesar dos insistentes pedidos da torcida no Castelão, ficou sentado no banco até os 30 minutos.

O técnico ainda o utilizou nos últimos 15 minutos. Lucas deixou o estádio aplaudido pelo povo cearense, mas nem Felipão nem  Parreira, tampouco Murtosa, o procuraram para conversar desde aquele dia.

Até as pessoas mais próximas de Lucas já sentiram a mudança nos rumos e temem que o ex-são-paulino possa estar perdendo sua vaga na Copa do Mundo do ano que vem.

Coluna desta sexta-feira (28/06)

Maior xodó da torcida brasileira depois de Neymar, Lucas está sendo colocado para escanteio por Felipão. Para conseguir dar zoom na coluna, basta clicar no link "Coluna do dia" do lado esquerdo do blog.

27 de junho de 2013

Luiz Gustavo já abandonou a carreira três vezes

Quem vê Luiz Gustavo como titular da seleção brasileira e campeão europeu com o Bayern de Munique nem imagina que o volante abandonou o futebol seis anos atrás. E por três vezes seguidas.

Todas entre 2006 e 2007, quando ainda tentava fazer vingar o sonho de ser jogador profissional em Alagoas. A maioria dos problemas ocorreu quando ele defendia o Universal, time de empresários em Maceió. 

O salário, de R$ 450 por mês, costumava atrasar com frequência. Seu pai, Luiz, fazia terceiro turno em uma metalúrgica para tentar ganhar R$ 100 a mais, para enviar ao filho. E, apesar de tanto esforço, Luiz Gustavo não conseguia sair da reserva.

O volante chegou a voltar para Pindamonhangaba, cidade onde nasceu, no interior de São Paulo, mas reconsiderou depois de tomar uma dura do pai. A cena quase se repetiu meses depois e seu Luiz teve de intervir por telefone. 

A terceira e última tentativa de aposentadoria precoce ocorreu após agentes darem um calote quando Luiz Gustavo assinou contrato com o CRB, de Alagoas.

Pais de Neymar passam sufoco no jogo do Brasil

Engana-se quem pensa que a vida de pai ou mãe de astro da seleção brasileira é fácil. Pelo menos dentro do estádio, vendo ao vivo, não é. Acompanhei as reações de seu Neymar e dona Nadine, pais do camisa 10, na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai. E é possível garantir que o casal passou muito nervoso.

Eles têm estilos bem diferentes. Instalados em um camarote central — era a única família de jogador fora da arquibancada superior —, os dois preferem nem assistir ao jogo juntos.

Dona Nadine (com a camisa do Brasil à esquerda) e seu Neymar (à direita) no camarote do Mineirão

Seu Neymar ficou isolado. Pouco antes de a bola rolar, ele se mandou para o fundo do camarote, puxou uma cadeira e fechou o semblante. Já dona Nadine se sentou em meio a parentes e não se importou de conversar durante o jogo.

A primeira vibração da família Neymar veio aos 14 minutos, quando Júlio César defendeu o pênalti cobrado por Forlán. Dona Nadine levantou as mãos para o céu, em agradecimento, enquanto seu Neymar gritou várias vezes o nome do goleiro da seleção brasileira.

Aos 25 minutos, o estádio, em coro, mandou o juiz para aquele lugar. Muito religiosa, a mãe de Neymar fez uma adaptação da música para evitar a parte com os palavrões. Seu Neymar permanecia mudo.

E a fisionomia dele ficou ainda mais carrancuda aos 27 minutos, quando Hulk chutou uma bola por cima do gol. Embora não tenha falado, ele deu a entender que adoraria xingar o parceiro de ataque do filho.

Pouco antes do intervalo, uma cena curiosa. Parte do Mineirão gritava “olê, olê, olê, olá... Bernard, Bernard”. Dona Nadine abriu um largo sorriso, imaginando que o coro fosse “Neymar, Neymar”.

Festa total
Os pais de Neymar foram à forra com o gol de Fred, no final do primeiro tempo. “Meu filho é f...”, disse o pai, após ver no replay a participação do garoto no lance.

Veio o segundo tempo e o gol de Cavani. Seu Neymar xingou meio mundo. Dona Nadine preferiu comer, para se acalmar. Mas calmos mesmo eles só ficaram aos 41, com o gol de Paulinho. Ao final, o craque foi até a beira do campo para cumprimentar os pais. Perguntou pelo filho, David Lucca, que havia passado o duelo numa antessala, vendo pela TV. O nenê logo apareceu e ganhou um beijo à distância do pai.

Grupo santista protesta contra suposto flamenguista do Comitê de Gestão

José Berenguer virou o novo alvo da fúria dos santistas. Ontem, cerca de 50 associados protestaram em frente aos portões 15 e 16 da Vila Belmiro, pedindo a expulsão do membro do Comitê de Gestão, órgão que toma todas as decisões do clube.

Berenguer à direita, em foto no ano de 2007
A ira contra Berenguer começou depois que descobriram uma foto sua vestindo a camisa do Flamengo (ao lado). Na Vila, xingaram o ex-vice-presidente sênior do Banco Santander  de todos os nomes possíveis e imagináveis.

Depois, os santistas voltaram as críticas contra o Comitê de Gestão. Eles entendem que há muita demora nas decisões de qualquer assunto do clube, que falta transparência nas questões financeiras e ainda questionam a capacidade de alguns membros.

Outra cobrança dos manifestantes foi em relação à ausência de fotos dos integrantes do comitê. Por fim, os torcedores cobraram reforços e ameaçaram: "se o Santos não contratar olê, olê, olá... o pau vai quebrar".

Na sexta-feira, haverá outro protesto, na mesma Vila Belmiro. E os torcedores têm se mobilizado nas redes sociais para tentarem contar com um contingente bem maior.


Coluna desta quinta-feira (27/06)

Ele é o atual campeão europeu pelo Bayern de Munique e tem vaga garantida no time titular de Felipão. Apesar de tudo isso, o passado de Luiz Gustavo ainda é meio desconhecido. Na coluna de hoje, conto um pouco da história dele.

26 de junho de 2013

Neymar já foi carrasco uruguaio duas vezes

A julgar pelo histórico contra os uruguaios, Neymar tem tudo para encerrar a quarta-feira em festa. Tanto pela seleção brasileira quanto pelo Santos, ele sempre terminou ganhando o título, com os vizinhos na condição de vice-campeões.

A primeira decisão diante dos uruguaios ocorreu em fevereiro de 2011. Neymar vestia a camisa da seleção sub-20 no Campeonato Sul-Americano. Brasil e Uruguai faziam a decisão do hexagonal final e a Celeste podia empatar para ficar com a taça. Em noite iluminada de Neymar, que marcou dois gols, a seleção venceu por 6 a 0 e deu a volta olímpica. O atacante ainda acabou como artilheiro do campeonato.

Quatro meses depois, outro título, desta vez com o Santos, pela Taça Libertadores. O Peixe bateu o Peñarol, do Uruguai, por 2 a 1, no Pacaembu, e voltou a assegurar a faixa de campeão após 48 anos. Neymar ainda abriu o placar da partida e concluiu a competição como o principal goleador do Peixe.

Guia catalão
Daniel Alves terá papel decisivo na hora de Neymar escolher a casa onde vai morar em Barcelona, após a Copa das Confederações. “Estamos pegando algumas dicas com ele sobre os lugares da cidade”, reconhece seu Neymar, pai do craque da seleção.

‘Poquito?’
Se Neymar arriscou algumas palavras em catalão na apresentação ao Barcelona, em 3 de junho, o pai dele está apanhando dos novos idiomas. “Falo só ‘un poquito’”, arriscou seu Neymar, em espanhol.

Vice administrativo abandona Juvenal e inicia debandada na diretoria são-paulina

Haddad (centro) estava com Juvenal há sete anos
O castelo de Juvenal Juvêncio no Morumbi está desabando. Ontem, o vice-presidente administrativo do São Paulo, Ricardo Haddad, anunciou seu desligamento dos cargos. (Publico a carta que ele enviou aos conselheiros no fim do post).

Haddad, que estava com Juvenal há sete anos, está se aliando a Marco Aurélio Cunha, candidato da oposição para a presidência do Tricolor, em abril do ano que vem.

Nos próximos dias, há a promessa de uma debandada de outros diretores e dirigentes com cargo de confiança na gestão Juvenal. Em sua mensagem de despedida, Haddad chega a citar o Corinthians. "Não podemos admitir que sejamos superados pelo rival da capital que, há cinco anos, jogava a Série B do Brasileiro."

Haddad ainda lamenta o atual momento do Tricolor, que só venceu um torneio (a Sul-Americana) desde 2008. "O nosso São Paulo sempre foi um clube de vanguarda, esteve sempre, ao menos, um passo a frente dos rivais. Entretanto, isso mudou nos últimos anos. Fomos ultrapassados. Não somos mais a referência no cenário nacional. O São Paulo Futebol Clube, querido de todos nós, estagnou."

Na semana passada, Marco Aurélio chegou a reunir 120 conselheiros e sócios do Tricolor para iniciar sua campanha presidencial, pedindo por um futuro diferente. O discurso de Haddad é parecido. "Esse cenário clama por mudanças. Uma mudança na direção é mais do que necessária. O futebol e o mercado esportivo mudaram radicalmente nos últimos anos e o nosso clube não conseguiu se adaptar a essa nova realidade."

LEIA O E-MAIL DE RICARDO HADDAD AOS CONSELHEIROS NA ÍNTEGRA

Prezado Conselheiro, 
  
Venho por meio dessa, comunicar o meu desligamento do cargo de Vice-Presidente Administrativo do nosso São Paulo Futebol Clube.

Foram 7 anos de compromisso total e irrestrito com o São Paulo Futebol Clube e com o presidente Juvenal Juvêncio. Apoiei, inclusive, o terceiro mandato, pela lealdade, pelo respeito, pela amizade com o presidente e acima de tudo por acreditar na administração, que havia conquistado diversos títulos.

O nosso São Paulo sempre foi um clube de vanguarda, esteve sempre, ao menos, um passo a frente dos rivais. Entretanto, isso mudou nos últimos anos. Fomos ultrapassados. Não somos mais a referência no cenário nacional. O São Paulo Futebol Clube, querido de todos nós, estagnou.

Isso tem reflexo no campo. Enquanto não houver mudanças, os resultados serão apenas satisfatórios, o que é muito pouco para uma equipe da grandeza do SPFC.

Esse cenário clama por mudanças. Não podemos admitir que sejamos superados pelo rival da capital, que há 5 anos jogava a série B do campeonato brasileiro. O clube necessita de novas ideias, necessita retomar o rumo. Uma mudança na direção é mais do que necessária. O futebol e o mercado esportivo mudaram radicalmente nos últimos anos e o nosso clube não conseguiu se adaptar a essa nova realidade.

Há rumores de que a presidência deseja uma chapa única na próxima assembleia geral, em 2014. Nada pode ferir mais o processo democrático, do que a falta de opções. Temos a obrigação de oferecer uma opção aos associados. No momento em que a população brasileira fortalece o espírito democrático, indo às ruas e manifestando seu descontentamento, seria um enorme retrocesso efetuar uma eleição com chapa única. 

Sou favorável a uma segunda chapa dissidente da situação.

Por todas essas razões, não posso continuar no cargo por questões éticas e morais, assim, desligo-me da função que desempenhei com muito orgulho e dedicação tendo a certeza de que fiz o melhor e que pude contribuir para agigantar o nosso SPFC. 

Agradeço a todos que me apoiaram durante os 7 anos que estive no cargo.

Cordialmente,

Ricardo Haddad
Conselheiro Vitalício

Tricolor tenta árbitro gringo e Timão observa de perto

Wilson Luiz Seneme foi um dos cinco árbitros vetados pelo São Paulo para as finais da Recopa Sul-Americana
A primeira partida da final da Recopa Sul-Americana só será disputada em uma semana, mas os bastidores da decisão entre Corinthians e São Paulo já estão para lá de agitados.

O São Paulo tenta a todo custo convencer a Conmebol a escalar árbitros estrangeiros para os dois jogos. O presidente Juvenal Juvêncio diz não confiar nos cinco juízes Fifa do Brasil, que têm condição de apitar.

São eles: Wilson Luiz Seneme, Paulo César de Oliveira, Sandro Meira Ricci, Heber Roberto Lopes e Pedro Vuaden. Como as finais da Recopa são de um torneio internacional, os árbitros obrigatoriamente têm de ser Fifa.

O Corinthians descobriu a movimentação tricolor por meio da Conmebol, que ligou para o presidente Mario Gobbi para saber se o clube se opunha à escalação de árbitros estrangeiros.

Gobbi respondeu que, para o Corinthians, é indiferente se os homens do apito serão brasileiros ou não. A única preocupação é com a força do rival nos bastidores. Até por isso, o Timão optou por acompanhar todos os passos dessa manobra.

A Recopa começa a ser decidida na quarta-feira que vem, no Morumbi, com a partida de volta duas semanas depois, no Pacaembu.

Coluna desta quarta-feira (26/06)

Os dois confrontos mais recentes de Neymar contra os uruguaios, adversários desta tarde, são altamente positivos para o brasileiro. Confira na coluna. Para também conseguir ler as notas, é só clicar em "Coluna do dia" no canto esquerdo do blog.

25 de junho de 2013

Jogadores da seleção já compraram passagens para a final no Rio de Janeiro

Não será por falta de confiança que a seleção brasileira cairá diante do Uruguai, amanhã, aqui no Mineirão. Conversando com algumas das pessoas que fazem parte do estafe dos titulares do Brasil, descobri que a maioria já reservou passagem e hospedagem para seus familiares no Rio.

Detalhe: não há plano B. Ou seja, se o Brasil for derrotado pelo Uruguai e tiver de disputar o terceiro lugar, em Salvador, quase todo o dinheiro das passagens terá ido pelo ralo. Isso sem contar no fato de os jogadores estarem sem seus familiares na decisão contra o perdedor de Espanha e Itália.

A única certeza é de que a seleção de Felipão, com ou sem derrota, deixa Belo Horizonte no início da tarde de quinta-feira. Se for finalista, embarca para o Rio, onde faz a final no Maracanã no domingo, às 19h.

Caso perca, entra em campo às 13h de domingo (isso mesmo, às 13h) na sempre quente Salvador.

De última hora
A Fifa vendeu nesta segunda em seu site quase três mil ingressos para Brasil x Uruguai. As entradas voltaram ao mercado após  desistência de seus antigos proprietários. A venda terminou em questão de minutos.

Cambista
Um voluntário da Copa das Confederações foi pego nesta segunda vendendo ingressos na Arena Castelão, em Fortaleza, e teve sua credencial excluída.

Acesso…
A CBF conseguiu isolar os jogadores da seleção no hotel em Belo Horizonte, mesmo com dezenas de outros hóspedes. Além de dormirem em um andar exclusivo, eles fazem as refeições e entram e saem por espaço privativo.

…exclusivo
Até um shopping anexo ao hotel permite que os jogadores façam compras sem serem incomodados pelos fãs.

De casa
Felipão quebrou o gelo e passou boa parte da manhã desta segunda no saguão do hotel, bem perto dos jornalistas. Ele conversou com Murtosa e mostrou muita descontração.

Plantão expresso
A estudante Janaína Nunes, de 13 anos, passou quase 24 horas consecutivas na porta do hotel brasileiro, na tentativa de entregar uma carta a Neymar. Ela foi embora sem conseguir.

Novo reforço tricolor quase não vai ao ataque

O torcedor são-paulino que se empolgou com a contratação de Clemente Rodríguez e já imagina o lateral-esquerdo argentino cruzando muitas bolas para gols de Luís Fabiano tem boas chances de se decepcionar. Um dirigente do próprio São Paulo, que participou da negociação, avisa: “Não esperem que o Clemente Rodríguez vá atacar todo o tempo ou que ele estará na área a toda hora. Não é o estilo de jogo dele.”

Anunciado com status de grande reforço nesta madrugada, Rodríguez é um lateral bem diferente dos brasileiros. “Sua primeira função é marcar. Quando se sente mais à vontade, ele ataca. Mas é uma vez ou outra em cada partida”, ressalta o cartola, que participou das negociações.

É desta maneira que os laterais argentinos atuam. E o fato de ele já estar com 31 anos só reforça essa vocação defensiva em Rodríguez, que foi descoberto pelo São Paulo por meio de um empresário. “Ligaram para dizer que ele estaria livre de contrato a partir de 30 de junho. Como seu salário é baixo, acabamos fechando com alguma facilidade.”

Rodríguez ganhava pouco mais de R$ 150 mil no Boca Juniors. Seu salário será próximo dos R$ 200 mil no São Paulo, que conseguiu convencê-lo a ganhar em reais. A oscilação do dólar fez o Tricolor nem cogitar pagá-lo na moeda estrangeira.

Amigo do homem
Quase ninguém por aqui sabe, mas Clemente Rodríguez é conhecido na Argentina por ser muito amigo de Riquelme. Para falar a verdade, eles eram os maiores parceiros no Boca. Foi Riquelme, inclusive, quem bancou a última renovação de contrato de Rodríguez, dois anos atrás.


A amizade ficou forte principalmente depois que Riquelme comprou briga pública com Palermo – o que rendeu um racha interno gigante no Boca Juniors, cerca de três anos atrás. Rodríguez saiu em defesa de Riquelme e Palermo ficou enfraquecido.

Ronaldinho Gaúcho ofusca treino da seleção em BH

Mesmo sem querer, Ronaldinho Gaúcho pôde dar o troco em Felipão, que não o convocou para a Copa das Confederações, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte. Explica-se: dezenas de jornalistas trocaram o treino da seleção, no Sesc Venda Nova, à tarde, pelas atividades do Atlético-MG.

A maioria dos repórteres que abriram mão da atividade da seleção para acompanhar de perto os passos de Ronaldinho Gaúcho era formada por estrangeiros: japoneses, mexicanos, ingleses, italianos, espanhóis...

Todos foram até a Cidade do Galo com a ideia de entrevistar o ex-camisa 10 do Brasil, curiosos para descobrir por que ele não faz parte da lista de convocados de Scolari. Porém, em preparação para a semifinal da Libertadores, contra o Newell’s, Ronaldinho se recusou a falar.

A concorrência inesperada fez o treino da seleção na antevéspera da semifinal da Copa das Confederações receber um dos menores contingentes de jornalistas desde o início do torneio. E quase não havia gringos.

Pânico geral
A promessa de uma manifestação gigante em Belo Horizonte está mudando a agenda dos clubes locais. O Atlético–MG, por exemplo, cancelou seu treino desta quarta à tarde, na Cidade do Galo.

Armamento pesado
O temor pelas manifestações está fazendo a Força Nacional de Segurança Pública acompanhar todos os passos da seleção em Minas Gerais. E os homens desse batalhão andam armados até os dentes.

24 de junho de 2013

Coluna desta terça-feira (25/06)

Ronaldinho Gaúcho é o personagem da coluna desta terça. O craque do Atlético-MG, que acabou preterido pelo Felipão, roubou a cena em Belo Horizonte durante a tarde de segunda. Vários jornalistas brasileiros e estrangeiros preferiram acompanhar o treino do Atlético-MG, por causa do Gaúcho, a cobrir a penúltima atividade da seleção antes da partida contra o Uruguai, pelas semifinais da Copa das Confederações.

Para conseguir dar zoom nas notas, clique no link "Coluna do dia", no canto esquerdo do blog.

Curiosidades e fatos da 1ª fase da Copa das Confederações

Efeito Taiti
Graças ao Taiti, a Copa das Confederações deste ano tem a melhor média de gols de sua história. Vale lembrar que o campeão da Oceania levou 24 gols em apenas três jogos. Foram 58 gols marcados em 12 partidas, média de 4,83 por jogo.

Primeira vez
Desde que passou a ser chamado de Copa das Confederações, em 1997, o torneio nunca teve um europeu contra um sul-americano na final. E isso certamente ocorrerá

Abaixo aos empates
Após 12 jogos, a Copa das Confederações ainda não teve qualquer empate. Brasil e Espanha foram os únicos a vencer as três. Itália e Uruguai ganharam duas. México e Nigéria saíram com um triunfo, enquanto Taiti e Japão só perderam.

Na marca da cal
Sete pênaltis foram marcados até o momento e o aproveitamento deixou a desejar. Foram quatro acertos - Chicharito (México), Balotelli (Itália), Hernandez (Uruguai) e Honda (Japão); e três erros: Fernando Torres (Espanha), Chicharito (México) e Scotti (Uruguai).

Para o lado errado
Dos 58 gols marcados, três foram contra. Dois deles nasceram de jogadores do Taiti: Vallar e Jonathan Tehau contra a Nigéria; e o japonês Uchida a favor da Itália.

Quase 100%
Na vitória por 3 a 0 sobre a Nigéria, ontem, a Espanha acertou incríveis 750 passes. E mais: teve 96% de aproveitamento neste quesito.

Maiores públicos:
1º México 1 x 2 Itália - Maracanã (RJ) - 73.123 presentes
2º Espanha 10 x 0 Taiti - Maracanã (RJ) - 71.806
3º Brasil 3 x 0 Japão - Mané Garrincha (DF) - 67.423

Menores públicos:
1º Taiti 1 x 6 Nigéria - Mineirão (MG) - 20.187 presentes
2º Uruguai 8 x 0 Taiti - Arena Pernambuco (PE) - 22.047
3º Nigéria 1 x 2 Uruguai - Fonte Nova (BA) - 26.769

Os artilheiros:
5 gols - Fernando Torres (ESP)
4 gols - Abel Hernández (MEX)
3 gols - Oduamadi (NIG), David Villa (ESP), Neymar (BRA), Chicharito (MEX) e Suárez (URU)

Gallo vira novo xodó do presidente da CBF

Cria de Vanderlei Luxemburgo, o técnico Alexandre Gallo está ganhando cada vez mais espaço dentro da CBF. Contratado em janeiro para cuidar das categorias de base da seleção brasileira, ele virou peça fundamental na comissão técnica de Felipão durante a Copa das Confederações.

É Gallo, por exemplo, quem faz todo o trabalho de observação das equipes adversárias do Brasil. O ex-treinador de Santos e Portuguesa assiste às partidas in loco e depois, com a ajuda de vídeos, faz as apresentações dos pontos fortes e fracos para Felipão e os jogadores.

Felipão tem gostado do trabalho de Gallo, a ponto de comprar suas opiniões como definitivas na hora de definir o posicionamento tático da seleção. Foi assim, principalmente, na partida contra a Itália, no que diz respeito à forma como Oscar e Lucas deveriam recompor a defesa.

Gosto duvidoso
De acordo com Gallo, o Brasil vai enfrentar nas semifinais da Copa das Confederações o adversário que mais lhe encantou. Sim, acredite! Apesar de ter perdido para a Espanha com direito a "olé" na estreia, o Uruguai encantou o olheiro de Felipão.

"O Gallo já fez o relatório do Uruguai e disse que foi a seleção que ele mais gostou de ver jogar", revelou Felipão, em sua última entrevista coletiva.

O Uruguai somou seis pontos na fase de grupo, por causa das vitórias por 2 a 1 sobre a Nigéria e 8 a 0 em cima do Taiti.

Sheik põe diretoria do Timão contra a parede

Emerson Sheik voltou das férias com um abacaxi para a diretoria do Corinthians descascar. O atacante procurou o gerente de futebol, Edu Gaspar, para dizer que exige a renovação de seu contrato por mais dois anos. Ou então, ele vai embora.

O vínculo de Emerson com o Timão termina em dezembro, quando ele estará com 35 anos. A intenção alvinegra era manter seus salários, de R$ 430 mil por mês, e prorrogar o contrato por mais uma temporada. Assim, teria o atacante até os 36 anos.

É consenso no Parque São Jorge que seria muito arriscado se amarrar a Emerson até dezembro de 2015, não apenas por causa de sua idade avançada, mas por seu comportamento fora dos campos. Depois de Jorge Henrique, ele sempre foi o mais indisciplinado.

O jeito como Emerson expôs a situação para a diretoria também não pegou bem. E ele deixou claro que tem duas propostas, do Vasco e do Flamengo, ambos dispostos a manter seu salário e assinar até o fim de 2015.

Caso o Corinthians não aceite as condições, o autor dos gols do título da Libertadores de 2012 vai pedir para ser liberado ainda nesta janela de transferências, que se encerra em setembro.


Brasil vai bater recorde de público da Copa das Confederações


Apesar dos protestos e da ameaça de paralisação, a Copa das Confederações  pode ser considerada um sucesso em termos de público. Ontem, com os últimos jogos da primeira fase, a edição brasileira superou os  574 mil pagantes em 12 jogos, com média de 47.862 pessoas por partida.

Assim, a Copa das Confederações de 2013 tem tudo para se tornar a segunda com maior público da história do torneio, atrás apenas da edição mexicana, em 1999. Na oportunidade, 970 mil pessoas viram os 16 jogos, com média de 60.625 pagantes.

Na sequência, aparecem Alemanha em 2005 (37.694); África do Sul em 2009 (36.555) e Coreia do Sul/Japão em 2001 (34.824).

O Brasil só precisa de mais dez mil pagantes para superar o público total da Copa das Confederações da África do Sul. E olhe que a edição daqui ainda tem mais quatro partidas a serem disputadas — as semifinais, a decisão do título e a luta pelo terceiro lugar.

Devido à baixa procura, os organizadores sul-africanos chegaram a distribuir ingressos de graça em uma rede de fast food em 2009. O torcedor comprava o lanche e ganhava entrada até para os jogos do Brasil.

23 de junho de 2013

Coluna desta segunda-feira (24/06)

As manifestações, os protestos e a ameaça de a Copa das Confederações ser transferida para outro país não a impediram de se tornar um sucesso de público. E é isso que eu explico na coluna desta segunda-feira. Para conseguir dar um "zoom" para ler as notas, basta clicar no link "Coluna do dia", do lado esquerdo do blog.

Fifa vai garantir amanhã a Copa de 2014 no Brasil

Jerôme Valcke vai afirmar amanhã que a Copa do Mundo de 2014 está mantida para o Brasil
Nos últimos dias, cresceram os boatos de que a reta final da Copa das Confederações poderia ser transferida para outro país, devido ao medo pelas manifestações em todo o Brasil. Também havia quem garantia que a Copa do Mundo do ano que vem estava seriamente ameaçada.

Mas a Fifa vai colocar fim a todos esses boatos amanhã, pela manhã, no Rio de Janeiro. A entidade que organiza o futebol convocou uma entrevista com as presenças de seu secretário-geral, Jerôme Valcke, do CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.

No encontro, a Fifa vai assegurar que a Copa de 2014 será, sim, no Brasil. A relação entre a entidade e os organizadores do Mundial é tão boa que será oferecido ao final da entrevista um banquete gastronômico das 12 sedes da Copa.

Os visitantes também poderão percorrer estandes para conhecer os projetos dos estádios e a preparação em relação à infraestrutura de todas as cidades escaladas.

Bolo presidencial
Joseph Blatter deixou pelo menos cinco políticos de Fortaleza e Salvador no vácuo. É que o presidente da Fifa havia marcado encontros com eles durante a semana, mas se mandou do Brasil na quarta.

Disfarçado
Mesmo sem condição de enfrentar a Itália, ontem, Paulinho colocou uniforme e assistiu à vitória do Brasil do banco de reservas. Mais: ele conseguiu trocar sua camisa com Pirlo. 

Bem na fita
Balotelli anda com moral em Salvador. Ele foi o único italiano aplaudido pela torcida baiana durante o anúncio da escalação da Azzurra. Teve mais festa até do que Hulk.

Retorno zero
A Itaipava deve estar arrependida de gastar R$ 100 milhões pela compra dos “naming rights” da Fonte Nova. Absolutamente ninguém em Salvador se refere ao estádio citando a cervejaria.

Mais do que o Ba-Vi
Preocupada com a onda de protestos, a Polícia Militar de Salvador destacou o maior batalhão da história para um jogo de futebol: 1.666 homens, 200 a mais do que no último Bahia x Vitória.

Vende-se tudo
Assim como em Fortaleza, os ambulantes de Salvador conseguiram furar o bloqueio da Fifa e venderam tudo o que se pode imaginar ontem, na Fonte Nova: sorvete, boné, camisa, bandeira, protetor solar...

Apagão
O relógio instalado na frente da Fonte Nova para fazer a contagem regressiva de dias e horas até a abertura da Copa do Mundo está sem funcionar. E já faz mais de um mês.

Marco Aurélio Cunha reúne 120 tricolores de olho na presidência

O anúncio público de sua candidatura à presidência do Tricolor só ocorrerá no fim do ano, mas Marco Aurélio Cunha já está se articulando para fazer vingar o sonho de herdar o lugar de Juvenal Juvêncio.

Na última semana, o ex-superintendente de futebol do São Paulo organizou um encontro com outros tricolores para falar sobre seus planos à frente do clube. Para sua surpresa, cerca de 120 pessoas, entre sócios e conselheiros, lotaram uma pizzaria no bairro do Morumbi.

"Foi muito legal", afirma Marco Aurélio, admitindo não esperar tanta gente. "Havia pessoas do grupo da oposição, da situação... Saí bastante entusiasmado com tudo o que escutei", acrescenta.

Uma coisa é certa: o vereador paulistano representa a maior chance de vitória da oposição tricolor em dez anos. Porque, desde que o grupo atual assumiu o poder com Marcelo Portugal Gouvêa, a oposição teve resultados pífios nas urnas.

"O ar de mudanças está em todo o Brasil, inclusive no São Paulo”, avalia Marco Aurélio, citando as manifestações populares pelo país.

Jogadores da seleção curtem folga em família

O zagueiro Dante, autor de um gol, deixou a Fonte Nova acompanhado por 38 familiares
Os jogadores da seleção brasileira ganharam folga para curtir a noite de sábado em Salvador, depois da vitória por 4 a 2 sobre a Itália, na Fonte Nova. A reapresentação só ocorre às 12h, no hotel da seleção. E Felipão nem precisará perder os fios de cabelo que lhe restam com medo de seus atletas vararem a madrugada em alguma balada.

É que quase todos estão acompanhados dos familiares; eram quase 300 no estádio. Dante, por exemplo, comprou 35 ingressos para atender aos pedidos de todo seu pessoal - sem contar os cinco que ganhou da CBF.
Lucas reuniu todo seu pessoal (pai, mãe, irmão, cunhada, padrastro e amigos) em uma churrascaria na orla de Salvador para comer, beber e se divertir.

Já Daniel Alves, outro integrante do elenco nascido na Bahia, contou com uma torcida formada por mais de dez pessoas, número parecido ao de convidados de Neymar e David Luiz.

O corintiano Paulinho, mesmo sem ter atuado, saiu da Fonte Nova na companhia da mulher, da filha, da mãe, da tia e de um primo. Hernanes, Jean e Oscar foram direto do jogo para um jantar com as esposas.

Os únicos “solteiros” da noite eram Júlio César, Neymar e Fred. Este último, solteiro convicto, estava com o pai, o irmão e alguns amigos.

Coluna deste domingo (23/06)

Liberados por Felipão para folga, os jogadores da seleção brasileira terão a companhia das famílias na madrugada em Salvador. Para dar um "zoom" e conseguir ler as colunas, clique em "Coluna do dia" à esquerda.

22 de junho de 2013

Meltex promete loja do Santos até setembro

A primeira das 35 lojas oficiais do Santos prometidas até 2016 já tem data para ser inaugurada. A Meltex, parceira do Peixe na empreitada, estabeleceu o mês de setembro como limite. Embora ainda exista a chance de ela ser lançada em agosto.

A loja ficará situada na cidade de Santos, em uma rua de grande circulação de pessoas. A Meltex prefere manter mistério sobre o endereço, mas, na Vila Belmiro, garantem que ela estará no centro. O local já foi escolhido e as obras começaram no início de junho. 

A Meltex assegura também que tem recebido uma série de pedidos de interessados em abrir franquias oficiais do Santos pelo país. As centenas de pedidos foram cadastradas e algumas delas devem sair do papel até o final do ano na capital e no interior de São Paulo.

O Santos assinou contrato com a Meltex até 2019 e a previsão é de que o acordo gere cerca de R$ 100 milhões em vendas durante o período.

Em paz, Fonte Nova registra chuva de cartazes

Depois de confrontos entre policiais e manifestantes nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa das Confederações, o clima de paz está prevalecendo nesta tarde, nos arredores da Fonte Nova, em Salvador.

Há apenas duas manifestações em toda a cidade, mas bem longe do estádio e em pequeno número - cerca de 200 pessoas em cada lugar. Nas duas, não foram registradas brigas.

Pintada de amarelo, a Fonte Nova apresenta apenas um sinal de protesto: os cartazes. Há vários exibidos por torcedores. Contra a Fifa, os governadores brasileiros, a PEC 37, os altos investimentos para a Copa do Mundo.

Mas o clima é excelente e os baianos fizeram grande festa com a entrada em campo da seleção brasileira para o aquecimento.

Abaixo, parte do material fornecido pela Fifa aos jornalistas sobre as escalações dos times:


Fora da Globo, Verdão vai bem nos canais fechados

O Palmeiras anda em baixa com a TV Globo, como ficou evidente na Taça Libertadores. Dos oito jogos disputados pelo Verdão na principal competição do continente, nenhum foi transmitido pela emissora. Ao menos os canais fechados não têm do que reclamar do time de Palestra Itália.

A melhor audiência da Sportv nesta temporada foi justamente com um jogo do Palmeiras, diante do Santos, nas quartas de final do Paulistão. Na oportunidade, houve empate e o Peixe garantiu a vaga nas semifinais após disputa dos pênaltis, na Vila.

Já a Fox Sports, outro canal de TV fechado, teve com o Palmeiras a segunda maior audiência em 2013. O empate entre Tijuana e Palmeiras no México, pelas oitavas de final da Libertadores, só não garantiu mais pontos de média do que Atlético-MG x São Paulo.


Vale lembrar que esses números são do Ibope e levam em conta o público masculino, com idade superior a 18 anos e inferior a 49.

Nova Granja Comary promete conforto cinco estrelas

Parreira e Felipão em visita às obras da Granja Comary; dupla palpitou em uma série de coisas
Concentração da seleção brasileira desde a Copa de 1990, a Granja Comary está totalmente demolida. As últimas paredes foram derrubadas na semana passada, para a reconstrução de uma sede muito mais ampla
e moderna. Da antiga concentração, só restam os três campos.

O investimento superior a R$ 50 milhões fará a Granja Comary quase dobrar sua capacidade; em vez de 22 quartos, serão 38, com 30 metros quadrados cada um. Assim, os atletas terão quartos individuais.
Camas maiores, ar-condicionado, TVs de LED, internet sem fio e banheiros totalmente equipados serão outras das mordomias que a nova Granja Comary oferecerá.


Por indicação de Felipão e Carlos Alberto Parreira, ainda haverá espaço para quadra de areia, campo de golfe, salão de jogos e karaokê, além de piscina, academia e sala fisioterápica.

Atrasado
Há somente um problema relacionado à nova Granja Comary: ela já está totalmente atrasada. A previsão inicial era de que a concentração estaria pronta em maio. Agora, a briga da CBF é para que ela esteja pronta até no máximo o começo de 2014.

Se houver mais atrasos, a seleção pode correr o risco de ter de procurar outra sede para se preparar para a Copa do Mundo. E Felipão tem batido na tecla da importância de contar com um lugar reservado, longe dos holofotes e dos torcedores.

21 de junho de 2013

Coluna deste sábado (22/06)

Em primeira mão para vocês, minha coluna deste sábado no Diário de S. Paulo. O abre trata das obras na Granja Comary, casa da seleção brasileira desde 1990.

Edu admite acerto de Paulinho com o Tottenham

O destino do volante Paulinho está praticamente decidido. O gerente de futebol do Timão, Edu Gaspar, acaba de confirmar que a negociação com o Tottenham, da Inglaterra, avançou muito.

"Faltam apenas pequenos detalhes", reconheceu o dirigente corintiano, referindo-se a questões burocráticas, relacionadas à forma de pagamento e ao envio de documentações.

De Salvador, Paulinho deu a palavra final. Escolheu o Tottenham pela proposta financeira e pela promessa de que o clube londrino montará uma grande equipe para a temporada 2013-2014. Também lhe foi assegurado que ele terá a vaga de titular absoluto do time.

O Tottenham pagará pouco mais de R$ 50 milhões para contratar Paulinho. Metade deste valor vai para os cofres do Corinthians, enquanto a outra metade fica com o Audax, clube que o revelou.

Além do Campeonato Inglês, Paulinho disputará a Liga Europa. Quinto colocado no campeonato nacional, o Tottenham não conseguiu a vaga na Liga dos Campeões, principal torneio do planeta.